Fins de Semana Gastronómicos 2016 | 2017

Presidente

Estamos de volta com um dos produtos mais aguardados do público – os Fins de Semana Gastronómicos do Porto e Norte de Portugal!

 

Celebramos a nona edição com novidades que não pode perder. Os descontos são agora maiores. Os empreendimentos turísticos aderentes, que são mais de 450, vão presenteá-lo com uma promoção de 20% na estadia de sexta a sábado para que possa ficar mais tempo na região a degustar as nossas iguarias. Nos mais de 1000 restaurantes de um total de 75 municípios que aderem todos os anos a esta iniciativa, será brindado com uma novidade. Na ementa espera-lhe a indicação de um petisco tradicional. O azeite será também celebrado e selecionámos o melhor que o Norte tem para lhe dar. Para os amantes do mar, reservamos-lhe marisco e peixe fresco de elevada qualidade que a nossa extensa costa, com mais de 100 km de extensão de águas limpas pode oferecer. Para os amantes de carne a região reserva-lhe também uma seleção de espécies autóctones. Ao todo poderá apreciar 14 espécies de raças DOP/IGP, algumas delas há mais de mil anos na região. Também nos enchidos o Porto e Norte de Portugal apresenta uma paleta de oferta de produtos incrivelmente rica, contando com cerca de 43% das denominações nacionais DOP/IGP. Soubemos respeitar a nossa ancestralidade e em troca recebemos um legado precioso – o património genético da região e os sabores que os nossos antepassados tão delicadamente souberam criar e transmitir.

Reservámos também para si os melhores segredos conventuais. A doçaria que hoje alterna entre a tradição e a contemporaneidade será sem dúvida uma experiência inesquecível. Também aqui a história escreveu páginas intermináveis de receitas a partir de sabores descobertos nos quatro cantos do Mundo que o transportarão para um imaginário longínquo.

Finalmente, os nossos vinhos… O destino possui quatro indicações geográficas de vinho onde se produz uma variedade impressionante de géneros, desde os vinhos verdes, aos vinhos maduros, aos incríveis espumantes que remontam ao séc. XVII com os monges de Cister, e aos vinhos generosos. São exclusivos desta região e de Portugal o Vinho do Porto, produzido na região demarcada e regulamentada mais antiga do mundo – o Douro, que data do séc. XVIII, e o Vinho Verde, cuja demarcação data de 1908.

Traga a família e os amigos. Estamos à sua espera.

Venha provar o destino Porto e Norte de Portugal!

 

Melchior Moreira
Presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R.

PORTOENORTE, E.R