PONTE DE LIMA

Rica e variada, a gastronomia tradicional de Ponte de Lima é um dos seus principais atrativos. A gastronomia deste concelho mantém as tradições culinárias com o seu Arroz de Sarrabulho, servido com rojões de porco, o ex-libris da gastronomia limiana, o Arroz de Lampreia e a Lampreia à Bordaleza, o tradicional Bacalhau de Cebolada e para acompanhar, como sobremesa, o afamado Leite-Creme, o Arroz Doce ou as Limianas. Inspirado na lenda do “Rio Lethes (do Esquecimento)”, nas tradições locais, e no âmbito da iniciativa PROVE Ponte de Lima, nasce um novo prato, a “Espetada do Brutus”.

Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima

ponte lima_arroz

Ingredientes: 1/2 kg. de carne de vaca (ganso redondo); 1/2 kg. galinha gorda; 1/2 kg. de costeletas de porco frescas; 1 osso de assuão fresco; 150 g. de chouriço de carne (caseiro); 1/2 coração de porco; 1/4 kg. de bofe de porco; 1 kg. de arroz; 1/4 de litro aproximadamente de sangue de porco (ao que se junta um pouquinho de vinagre para não coagular).

Num tacho, põem-se as carnes todas a ferver em três litros aproximada-mente de água fria, junta-se um pouco de louro, cravinho, noz moscada, sal e pimenta. Deixam-se cozer as carnes muito bem retirando a espuma que se forma na superfície. Logo que as carnes estejam bem cozidas, retira-se tudo do lume. As carnes depois de arrefecidas são desfiadas. À calda de cozer as carnes, depois de retificados os temperos é retirada a gordura que porventura esteja a mais, leva-a novamente ao lume e deixa-se levantar fervura tendo já acrescentado a água necessária. Junta-se o arroz. Quando estiver meio cozido, junta-se as carnes desfiadas e o sangue liquefeito. Retificam-se temperos e deixa-se ferver até o arroz estar cozido completamente. Junta-se-lhe, então, sumo de limão, cravinho e cominhos em pó. Serve-se, de imediato. Em travessa à parte vão os rojões e as frituras de belouras, chouriça de verde e tripa enfarinhada. Os rojões levam também batata loura, cortada em cubos e vão guarnecidas as travessas com limão às rodas e salsa em ramo. (Receita de D. Belozinda Varela)

Leite-Creme

Leite Creme _PTL

Ingredientes: 2 litros de leite; 8 colheres de sopa, de farinha (tipo branca de neve); 12 colheres de açúcar; 6 gemas de ovos.

Juntar tudo em frio e mexer. Colocar ao lume a ferver, durante cerca de 10 minutos, em lume brando. Depois colocar em travessas e cobrir com açúcar e queimar, ou com canela. (Receita de Cândida Castelo Branco)

Animação

Grupos de Folclore e Grupos de Música Popular. 9ª Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho.

Restaurantes

Nota: Em alternativa ao copo de boas vindas os restaurantes podem oferecer o Leite Creme por dose do prato principal.

Deixar uma resposta

PORTOENORTE, E.R