Eventos

Eventos

>
Arte Sacra

Arte Sacra

R. das Indústrias, 393 Ap 65 08 Abr a 06 Mai 2019
Trofa
Detalhe
A Arte Sacra da Trofa

Os registos associados à produção de imaginária religiosa em São Mamede do Coronado, concelho da Trofa, remontam ao séc. XIX. No entanto, é em 1920 que este núcleo de santeiros ganha reputação no momento em que a oficina de José Ferreira Thedim (neto) executa a imagem da Virgem Peregrina para a Capelinha das Aparições, em Fátima.
Consequência direta deste trabalho foi o aumento significativo de encomendas, trazendo ânimo económico à atividade e à proliferação de oficinas de escultura em madeira e pintura de pequenas e grandes dimensões, quase todas em volta de São Mamede do Coronado. No sentido de garantir mão-de-obra especializada, algumas destas, dirigidas por mestres conceituados, desenvolveram o conceito de oficina-escola, assegurando assim o modo de produção artesanal e a transmissão do saber-fazer.
O ensino do ofício de santeiro, tanto na escultura como na pintura, centrava-se no aperfeiçoamento da coordenação dos sentidos dos aprendizes e no modo de como era posto em prática, ou seja, no saber fazer. Essencialmente, pretendia-se que desde cedo os aprendizes conjugassem dois fatores: habilidade e conhecimento técnico. Salvo raras exceções, eram jovens do sexo masculino que entravam nas oficinas após concluírem a instrução primária. Em S. Mamede do Coronado há, apenas, o registo de uma mulher que se dedicou temporariamente à pintura.
A madeira foi sempre a matéria-prima mais trabalhada na imaginária religiosa. No entanto, no passado, também se utilizou o mármore, a pedra ançã e o marfim. Naturalmente que na escolha das matérias estaria subjacentes critérios financeiros, disponibilidade no mercado abastecedor, qualidade, resistência e facilidade do talhe, para além da preferência de quem efetuava a encomenda.
A escultura religiosa, depois de executada, seguia para uma oficina de pintura ou era encerada na própria oficina de escultura. A pintura a óleo é, ainda hoje, o processo mais comum de acabamento de uma imagem religiosa, pois ajuda a acentuar as mensagens pretendidas deste tipo de obras. Traduz, por vezes, um realismo capaz de comover o crente.

Atualmente, os Santeiros de S. Mamede do Coronado, executantes exímios das proporções anatómicas, não se resumem à vertente religiosa da escultura e realizam também trabalhos para escultores académicos.

Para além da visita às próprias oficinas, quem apreciar este tipo de trabalho poderá visitar, em Alvarelhos, a Coleção de Arte Sacra, que se encontra na residência paroquial daquela localidade, mediante marcação prévia.
Puma

Puma

Situado apenas a 1,5 km do Aeroporto do Porto, o Puma dispõe de quartos climatizados e com...
Mais informação

Quinta das Leiras

RNAL REG. Nº 15076/ALUNIDADES DE ALOJAMENTO | 0201UNI QUARTO DUPLO + SOFÃ CAMA (01PAX)01UNI...
Mais informação
Restaurante Xurrascus

Restaurante Xurrascus

Especialidades: Frango churrasco, costelinha de porco na brasa e picanha à brasileira
Mais informação
Restaurante Cozinha Antiga

Restaurante Cozinha Antiga

Especialidades: Bacalhau e Cabrito assado e Vitela.Encerra ao sábado à noite e domingo à noite.
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação