Eventos

Eventos

>
Bienal de Arte Contemporânea

Bienal de Arte Contemporânea

Fórum da Maia 11 Mai a 27 Jul 2019
10:00 - 19:00
Maia
Detalhe
EXPOSIÇÃO
IMPORT I EXPORT - BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA MAIA DE 2019
11 maio a 27 de julho de 2019                                                                        
A cidade da Maia é uma cidade marcada por contrastes: ao mesmo tempo que é atravessada e conectada por, e a partir, de grandes vias, não deixa de ter caminhos informais; ao mesmo tempo que assume um centro urbano, apresenta no seu tecido fragmentos rurais ou agrícolas, industriais e residenciais; ao mesmo tempo que se apresenta ao devir do global, sabe potenciar o local.
Sensível ao momento em que as realidades locais e globais se sobrepõem, em que a importação e a exportação de bens, saberes e sabores se apresentam em estado líquido, a Bienal de Arte Contemporânea da Maia de 2019 assume o tema dicotómico Import I Export, favorecendo uma reflexão urbana, social e cultural a partir da expressão artística.
Considera-se fundamental a aposta pela interação com todo o território da Maia, do consolidado ou marginal. É intenção criar espacialidade não pela arte pública, mas pela arte levada ao público, ou seja, colocar a arte num lugar de discussão pública destinado ao diálogo e à ação social, atribuindo ao espaço público um papel que vai para além da crítica dos mecanismos opressivos da cidade, para construir a polis através da participação das pessoas.
Para além do sentido desta experiência, que se pretende concretizar em exposições que se apropriam de 16 contentores espalhados pelo território da Maia este momento vai aproveitar o laboratório criado para refletir não só a experiência, mas questões que vão desde o urbanismo unitário, à arte pública, ao direito à cidade, à terrain vague, aos não-lugares, à anarquitetura, etc ... ao longo dos três meses do evento e de um programa reflexivo e participativo.
7 locais, 16 contentores: Praça Doutor José Vieira de Carvalho, Parque Cidade Desportiva, Maninhos, Mandim, Castêlo da Maia, Feira de Pedras Rubras, Parque da Pícua
Curadora geral: Andreia Garcia; Co-Curadores: Diogo Aguiar, Javier Peña Ibánez, Luís Albuquerque Pinho, Luís Pinto Nunes, Sara Orsi e Vera Sacchetti
Viagens de Autocarro(gratuitasmediante marcação): 11 Maio 15h00; 25 Maio 10h30; 15 Junho 15h00; 6 Julho 10h30; 27 Julho 15h00 (as viagens da tarde serão acompanhadas pela Curadora Geral e Co-Curadores)
ABERTA AO PÚBLICO: terça a sexta 14h - 19h; sábados, domingos e feriados 10h - 13h e 14h - 19h
CONTACTOS: 22 940 86 43 | infocultura@cm-maia.pt |info@bienaldamaia.com
FÓRUM DA MAIA | CENTR’ARTE
Eurostar Hotel das Artes

Eurostar Hotel das Artes

O hotel, rodeado de museus, encontra-se localizado na zona das galerias de arte de Miguel...
Mais informação
Hotel Aeroporto **

Hotel Aeroporto **

Situado apenas a 4 minutos do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Aeroporto Bed & Breaksfast...
Mais informação
Cabrito Assado à Maiata

Cabrito Assado à Maiata

 (4 pessoas) 1,5kg de cabritoIngredientes:1 cebola grande2 dentes de alho 1 colher de sopa de...
Mais informação
Cantinho Ibérico

Cantinho Ibérico

No Restaurante O Cantinho Ibérico, encontre o sossego e os sabores característicos da...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação