Eventos

Eventos

>
Bugiadas e Mouriscadas

Bugiadas e Mouriscadas

Largo do Passal 24 Jun 2019
Valongo
Detalhe
A festa da Bugiada e Mouriscada é uma poderosa manifestação cultural que se concretiza uma única vez no ano, na vila de Sobrado, a 24 de junho, dia de S. João. A Bugiada e Mouriscada destaca-se pela sua originalidade e grandiosidade, quer a nível nacional quer internacional, e por isso o ícone do Bugio e do Mourisqueiro integra as logomarcas do Município de Valongo.
Nesta festa que envolve a participação massiva da comunidade sobradense, recria-se com imensa paixão a luta entre Bugios (cristãos) e Mourisqueiros (mouros) pela posse da imagem milagrosa de S. João Baptista e replica-se a incessante luta entre o bem e o mal. Para além desta trama estrutural num dia em que inverte a ordem natural das coisas, fazem ainda parte outras cenas relacionadas com as vivências quotidianas como a Sementeira da Praça, a Cobrança dos D’reitos, a Sapateirada.
A festa onde se subverte a ordem natural das coisas começa de manhã cedo e termina ao final da tarde, com a Prisão do Velho, seguida pela intervenção da Serpe libertadora do Velho Rei dos Bugios e repositora da ordem natural das coisas…até ao ano seguinte.
O Largo do Passal é o palco principal das festividades que duram todo o dia e se integram nas Festas de São João de Sobrado. Os Bugios são às centenas, alegres e brincalhões, usam máscara, pelo que resguardados pelo anonimato podem ser de qualquer idade ou género. Já os Mourisqueiros, algumas dezenas de rapazes solteiros, trajam de forma aprumada com o rosto descoberto. São cerca de mil os participantes trajados com vestes de veludo colorido que dão cor e vida à tradição ancestral, que todos os anos atrai dezenas de milhares de visitantes. Os momentos mais altos da festa são a Procissão em Honra em de São João (11h30), a Dança de Entrada (12h30) e a Prisão do Velho (19h45).
Esta festividade única no mundo está já classificada como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal, integrando também a Rede da Máscara Ibérica. Com o intuito de uma maior valorização e promoção, esta festividade popular encontra-se em processo de estudo científico, por uma equipa da Universidade do Minho, tendente à inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e lista representativa do património imaterial da humanidade da Unesco.
A festa só dura um dia, mas o Município de Valongo promove os Bugios e Mourisqueiros durante todo o ano, sobretudo junto das escolas, promovendo e apoiando exposições e outras iniciativas relacionadas com a temática. No âmbito da estratégia de promoção desta logomarca, foi também inaugurado em 2014 o Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, localizado no antigo Centro Cultural de Sobrado, sito na Rua de Campelo, 340, Sobrado – Valongo. Trata-se de um espaço interpretativo da festa, inserido no plano de salvaguarda desta tradição. O Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada funciona também como um polo agregador de informação temática e difusor da singular manifestação, contribuindo para que os visitantes de Sobrado compreendam a festa e sejam cativados a regressar no dia de S. João ou em qualquer outro dia do ano. 
BRICK TERRACE - PORTO CASTELO

BRICK TERRACE - PORTO CASTELO

Registo Nº 55071/ALCom vistas para a montanha, o apartamento é composto por 2 quartos e 2 casas...
Mais informação
MORADIA – CASA DE CAMPO SANTA COMBA

MORADIA – CASA DE CAMPO SANTA COMBA

Registo Nº 10258/ALSitua-se a 20 minutos do Porto e a 10 minutos da CESPU.Piscina, churrasqueira...
Mais informação
Restaurante Hortal O Cleto

Restaurante Hortal O Cleto

A FUNCIONAR DESDE 1969PERFIL DA COZINHACozinha regionalCozinha saudável (cuidado especial: sal e...
Mais informação
Porto & Virgula

Porto & Virgula

Espaço moderno e requintado, com decoração minimalista e ambiente familiar, a servir bons pratos...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação