Eventos

Eventos

>
Fim de Semana Gastronómico

Fim de Semana Gastronómico

Rua Dos Sapateiros nº 15 5160-278 Torre de Moncorvo 06 a 08 Mar 2020
Torre de Moncorvo
Detalhe
O concelho de Torre de Moncorvo, possuiu uma gastronomia variadíssima, sendo o Borrego Terrincho, um produto com denominação de origem protegida, pertencente à raça Churra da Terra Transmontana. O maneio tradicional destes animais, que se alimentam sobretudo de ervas espontâneas, confere à carne características de gustação diferenciadas. Da abundância de amêndoa na região, surge a confeitaria tradicional da Doçaria. Sendo o Bolo de Amêndoa uma das iguarias mais apreciadas desta arte, que tem passado de geração em geração. A sua feitoria apresenta uma combinação de amêndoa com vários aromas o que lhe confere um paladar único e inesquecível.

Folhado de Borrego da Churra
Ingredientes: (+/-4 pessoas) 2 kg de borrego estufado e desfiado, 1 massa folhada fresca, 1 ovo, 1 tomate, 2 cebolas médias, 2 dentes de alho, louro q.b, vinho branco (1 copo); azeite q.b.
Preparação: O borrego é estufado com a cebola, alho, tomate, azeite, vinho branco durante aprox. 1 hora para ficar macio e poder desfiar. Depois de desfiado, estende-se a massa folhada,recheia-se com o borrego. Pré aquece- se o forno a 180°. Pincela-se a massa folhada, depois de fechada, com gema de ovo batido. Vai ao forno quente 20 minutos a cozer.

Borrego Terrincho
Ingredientes: borrego; azeite; dentes de alho; sal e pimenta branca.
Preparação: Numa tijela mistura-se o azeite, os alhos, o sal e a pimenta. De seguida, unta-se o borrego com o molho preparado e reserva-se durante algum tempo. Coloca-se na grelha a carne voltando-a uma ou duas vezes. Serve-se com batata cozida com casca.

Bolo de Amêndoa
Ingredientes: 15 ovos; 500 g de amêndoa; 300 g de açúcar; 200 g farinha; 1 cálice de vinho do Porto; canela q.b. e uma colher de chá de fermento. Creme: 600 g de açúcar; 200 cl água e 30 gemas.
Preparação do Bolo: A Amêndoa é moída com a casca. Bate-se o açúcar com a farinha e a amêndoa. Bater 10 claras em Castelo. E reserve as gemas. Em seguida, envolvem-se as 15 gemas e as claras em castelo, à mistura anterior, junta-se o vinho do Porto, a farinha com o fermento e a canela. Por fim leva-se ao forno a cozer a 160°, em forma bem untada. Quando cozido, cobre-se ou abre-se ao meio e recheia-se com o creme.
Preparação do creme: leva-se a água a ferver com o açúcar até fazer ponto de pérola. Retira-se do lume e misturam-se as gemas energicamente. De seguida, volta ao lume até ficar um creme espesso.

Animação
Visita aos Museus: Arte Sacra (Rua da Misericórdia); Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior (Rua da Misericórdia), Núcleo Museológico da Casa da Roda (Rua da Misericórdia) e Museu do Ferro e da Região de Moncorvo (Largo Dr. Balbino Rego).
Animação Musical.

Casa Dona Maria Luiza

Casa Dona Maria Luiza

A Casa Dona Maria Luiza localiza-se no limite do Centro Histórico da encantadora vila medieval...
Mais informação
Casa da Avó

Casa da Avó

Refeições com pratos típicos da região, doçaria tradicional, vinhos da região. Ambiente...
Mais informação
Restaurante “A Lareira”

Restaurante “A Lareira”

Especialidades: Bacalhau assado na brasa, bacalhau à lareira, posta à " lareira", bife à...
Mais informação
Restaurante “ Dom Corvo”

Restaurante “ Dom Corvo”

Especialidades:Naco na pedra; Bacalhau à casa; Posta à casa e Bife à Dom Corvo.
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação