Eventos

Eventos

>
Fafe Cidade Natal 2018 - Programa Completo

Fafe Cidade Natal 2018 - Programa Completo

Praça 25 de Abril 4820-142 Fafe 01 Dez 2018 a 20 Jan 2019
16:30 - 23:59
Fafe
Detalhe
Magia e Fantasia num programa alargado e para todas as idades

Mercado de Natal, Árvore Gigante, Carrossel, Dança, Ateliês, Encontro de Coros e muita animação preenchem a quadra natalícia em Fafe. De 1 de dezembro a 20 de janeiro, o espírito de natal vai invadir Fafe, com várias iniciativas de foro social, cultural e recreativo.

O arranque da época Natalícia está marcado para o próximo Sábado, 1 de Dezembro. O Pai Natal chega à cidade durante a tarde, pelas 16h30, com muitos presentes e doces para toda a família. No centro da cidade, estará instalada a Casa do Pai Natal, um carrossel infantil e muitas surpresas que, neste dia, farão as delícias das crianças. No mesmo dia, é inaugurada a Iluminação de Natal da cidade. Uma árvore, com mais de 20 metros, complementada com diversas decorações alusivas à época, vai trazer à cidade uma cor especial e toda a magia do Natal.

Na quarta-feira, dia 5, centenas de crianças vão visitar o Pai Natal no centro da cidade, numa atividade conjunta com os agrupamentos de escola, que proporcionará, às nossas crianças, momentos de diversão, alegria e convívio.

A 15 de Dezembro, decorrerá no centro da cidade, uma ação solidária das várias associações da economia social do concelho. As associações terão a oportunidade de promover as suas atividades e, através desta feira solidária, angariar alguns apoios para o seu dia-a-dia.

A inaugurar na manhã de 19 e com encerramento previsto para o dia 22 de Dezembro, o Mercado de Natal mantém-se como forte aposta para a Fafe Cidade Natal 2018. Mas uma vez, serão expostos diversos produtos artesanais e locais e apresentados vários espetáculos para os mais e menos jovens.No dia da inauguração do Mercado de Natal, será o projeto comunitário do Fafe Cidade Natal 2018, com a apresentação de ‘A Árvore de Natal das Freguesias’. Depois da realização de um presépio e da decoração de uma estrela de Natal, as freguesias foram desafiadas a afirmar a sua identidade na decoração de uma bola de Natal para colocar na “A Árvore de Natal das Freguesias“.

Todos os dias, durante a manhã e a tarde, o Mercado de Natal promoverá ateliês de artes decorativas, literatura, desenho, música e dança para as crianças do nosso concelho.

No dia 19 de Dezembro, a manhã começará o ateliê ‘A minha Música de Natal’, numa iniciativa conjunta com a Academia de Música José Atalaya; a tarde será dedicada ao cinema, com o filme “O Quebra Nozes e os Quatro Reinos”. À noite, a partir das 21h00, contaremos com os já tradicionais Encontros de Coros de Natal, que preenchem a programação, durante três dias, 19, 20 e 21 de dezembro.

A manhã do dia 20 de Dezembro é dedicada à literatura, com os ‘Contos Clássicos’ e ao Teatro com a peça de Miguel Torga, ‘Natal’. À tarde, para além de mais um atelier ‘O Meu Postal para o Pai Natal’, o Mercado de Natal é palco do habitual Baile Intergeracional de Natal, com uma oficina de dança, dinamizado pela Academia de Dança do Grupo Nun’Álvares.No dia seguinte, para além dos Workshops de pintura e desenho, com a parceira do Projeto Café Cultural, o música fafense, Valter Lobo, dinamiza uma “Tarde com Música” sobre o seu percurso artístico e a importância da criatividade no diálogo entre as palavras e as pautas musicais.

No encerramento do Mercado de Natal, a 22 de Dezembro, o centro da cidade vai ser animado pelo 4.º Encontro de Pais Natal, a partir das 15h00, um momento promovido pelos Restauradores da Granja, ARCO – Santo Ovídio, Cercifaf, União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães, ARO 27 e Leões do Ferro.À tarde, na tenda instalada na Arcada, o Grupo Nun´Álvares apresenta um espetáculo de dança, ‘Loja de Brinquedos’, pela Academia de Dança, seguido, pelo Grupo de Teatro Vitrine com um alusão ao ‘No Reino dos Doces’. Valter Lobo encerra o Mercado de Natal deste ano com o concerto ‘Afazeres do Ser’, a partir das 21h30.Já em 2019, no dia 5 de Janeiro, a Orquestra do Norte sobe ao palco do Teatro Cinema para o  Concerto de Ano novo. Este concerto assume-se como uma homenagem a todos os dirigentes, e respetivas equipas, que se dedicam voluntariamente a fazer um trabalho comunitário nas associações culturais, recreativas, sociais e desportivas de Fafe.

As comemorações continuam, com o já tradicional Encontro de Reis das Escolas. As crianças atuam, no dia 11, no Pavilhão Multiusos de Fafe, e no Domingo, 13, decorre o Encontro de Cantadores de Reis das Freguesias, em vários pontos da cidade, com final no Pavilhão Multiusos.A Fafe Cidade Natal 2018 encerra com o espetáculo de bailado ‘O Quebra Nozes’, com a presença em Fafe, mais uma vez, de bailarinos da Companhia Nacional de Bailado, que serão acompanhados pelos nossos bailarinos da Escola de Bailado de Fafe.Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe,  destaca a programação variada deste “Fafe Cidade Natal 2018”. “Como vem sendo hábito, as comemorações do Natal, em Fafe, estendem-se ao longo de todo o mês de Dezembro, com uma programação variada, e prolongam-se até ao encontro de Cantadores de Reis, que este ano se realiza no dia 20 de Janeiro.Este ano, numa colaboração mais estreita com a Associação Empresarial, quisemos que o Natal em Fafe fosse marcado pelo mundo da magia e fantasia. As atividades do Mercado de Natal, direcionadas, durante o dia, para os mais novos, vão levar às nossas crianças o ambiente mágico e delicioso que marca esta quadra, com peças de teatro, momentos de dança, música e vários ateliês.À noite, os encontros de coros e espetáculos musicais mantêm-se como forte aposta num programa diversificado e abrangente, assegurado com a presença de coros vindos das várias freguesias do concelho.A dinamização do comércio e dos produtores locais continua a ser uma preocupação e, por isso, mais uma vez teremos um mercado de natal com sabores e aromas próprios desta  época natalícia.Convidamos os fafenses a participar nesta programação e todos os nossos vizinhos de outros concelhos a visitar Fafe e se deixarem contagiar pelos valores da paz e harmonia que queremos promover, ainda mais, durante esta época natalícia.”



Flag Hotel Guimarães-Fafe

Flag Hotel Guimarães-Fafe

RNET Registo nº 258 - Flag Hotel Guimarães FafeCom uma localização central em Fafe, este hotel...
Mais informação
Trovador City Guest Houses - Turismo de Habitação

Trovador City Guest Houses - Turismo de Habitação

Localizado no Centro Histórico de Guimarães, o Trovador City Guest Houses nasce a partir de um...
Mais informação
Guarani

Guarani

O Restaurante Guarani é um espaço convidativo, com bom atendimento e gastronomia apetecível. É...
Mais informação
Tasca do Ademar

Tasca do Ademar

A Gastronomia do concelho de Fafe é muito apreciada pelos munícipes e visitantes. Pode conhecer...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação