Eventos

Eventos

>
Exposição "Trajar – Memórias no Tempo"

Exposição "Trajar – Memórias no Tempo"

Praça da República, Viana do Castelo 01 Jan a 31 Dez 2021
Viana do Castelo
Detalhe
O Museu do Traje de Viana do Castelo apresenta uma nova imagem, tendo inaugurado no dia 24 de outubro de 2020 a exposição permanente “Trajar – Memórias no Tempo”, que percorre a história de 200 anos dos trajes típicos do concelho, numa verdadeira viagem no tempo.
Foi, assim, renovado todo o espaço expositivo permanente, apresentando uma nova imagem museológica mais informativa, graficamente mais enriquecida e legendada em bilingue, atendendo ao elevado número de turistas que visitam a cidade e o museu. A nova exposição permanente apresenta uma cronologia dos trajes típicos do concelho, desde o século XIX até ao século XXI, e inclui uma instalação artística que corresponde a um tear manual a ligar o piso 0 ao piso 1.
Nesta nova exposição está presente a história do Museu do Traje, que ocupa o edifício correspondente ao antigo Banco de Portugal, sendo igualmente apresentado o traje à vianesa através da descrição minuciosa, em português e inglês, das diversas peças que o constituem.
O Museu do Traje está integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2004 e localiza-se no centro histórico da cidade, na Praça da República, estando instalado num edifício construído entre 1954 e 1958, com características arquitetónicas do “Estado Novo”, onde funcionou até 1996 a delegação nesta cidade do Banco de Portugal.
A criação de um Museu dedicado à etnografia vianense - e muito particularmente ao Traje – onde se pudesse mostrar o arrojo e a criatividade das raparigas da região foi, desde muito cedo, uma aspiração dos vianenses e por ele lutaram nomes como Cláudio Basto, Abel Viana, o Tenente-coronel Afonso do Paço, Manuel Couto Viana, Amadeu Costa, Benjamim Pereira, entre muitos outros.
Criado em 1997, o espaço assume a missão de estudar e divulgar a identidade e o património etnográfico vianense através do seu expoente máximo: o Traje à Vianesa.
O Museu iniciou em 2002 o processo de adesão à Rede Portuguesa de Museus, tendo sido certificado em 2004, o que lhe confere grandes responsabilidades no estudo, conservação e divulgação dos bens culturais. Foi em 2004 que o Museu apresentou a sua primeira exposição permanente, intitulada “A Lã e o Linho no traje do Alto Minho”, comissariada por Benjamim Pereira.
Estabelecimento Dolce Vianna

Estabelecimento Dolce Vianna

RNAL Nº 8286/ALPensão Camas:7Utentes:14Quartos:7Cozinha ltaliana Cozinha tradicional Portuguesa
Mais informação
Dona Emilia Guest House

Dona Emilia Guest House

Nº 33635/ALA Dona Emília Casa de hóspedes está situada no centro de Viana do Castelo, em plena...
Mais informação
Restaurante Sport

Restaurante Sport

Cozinha tradicional num restaurante situado no centro de Viana do Castelo.
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação