Eventos

Eventos

>
Felgueiras comemora 430º aniversário de Manuel Faria e Sousa

Felgueiras comemora 430º aniversário de Manuel Faria e Sousa

Pombeiro de Ribavizela, Felgueiras 15 Fev a 29 Mar 2020
16:30 - 18:00
Felgueiras
Detalhe
Felgueiras comemora 430º aniversário de Manuel de Faria e Sousa, com exposição a inaugurar no dia 15 de fevereiro, pelas 16h30, no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro.

Para comemorar os 430 anos de nascimento de Manuel de Faria e Sousa, a Câmara Municipal de Felgueiras, em colaboração com a Rota do Românico, está a promover uma exposição documental sobre este felgueirense que foi um dos portugueses mais eruditos de que há memória, propondo aos visitantes efetuarem uma viagem pela vida e percurso do poeta, documentada numa exposição patente no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, de 15 de fevereiro, sábado, a partir das 16h30, até 29 de março.

No dia da inauguração, a apresentação do contexto e do letrado natural de Felgueiras, estará a cargo do Dr. José Valle de Figueiredo. Investigador, poeta e crítico literário, nascido em Tondela em 1942, tem uma vasta obra publicada pelas várias vias de comunicação. Organiza regularmente colóquios, exposições e conferências, tendo ainda produzido uma variadíssima obra literária e ensaística. É especialista em Geografia Literária, tendo produzido programas para a RTP.

Refira-se que Manuel de Faria e Sousa nasceu na Quinta do Souto, freguesia de Pombeiro, a 18 de março de 1590, foi um historiador, poeta, biógrafo e artista hábil no desenho à pena. As qualidades do omnisciente felgueirense fizeram com que tivesse uma carreira além fronteiras, sendo que viveu e trabalhou a maior parte da sua vida em Madrid. Faleceu na capital madrilena (…) a 3 de junho de 1649, sendo sepultado num mosteiro local. Onze anos mais tarde, a 6 de Setembro de 1660, os seus restos mortais foram transladados para a igreja do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, a sua terra natal.

Faria e Sousa era rico de uma vastíssima sapiência e de uma grande facilidade para a escrita. Foi o autor de diversas obras históricas, poéticas, biográficas, traduções e comentários. Teve ainda uma devoção muito especial por Luís Vaz de Camões.

Antes do encerramento desta exposição, a Professora Zulmira Marques Coelho Santos, Professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora do CITCEM, fará uma conferência sobre a temática, no dia 28 de março.


HOTEL TERMAS DE VIZELA * * *

HOTEL TERMAS DE VIZELA * * *

Um dos empreendimentos turísticos de Vizela mais antigos, estando situado em frente ao edifício...
Mais informação
Quinta do Mosteiro - Casa de Campo

Quinta do Mosteiro - Casa de Campo

A Quinta do Mosteiro de Pombeiro, situada em pleno coração do Vale do Sousa, confronta no mesmo...
Mais informação
Cervejaria Guimarães

Cervejaria Guimarães

Cervejaria, snack bar com pratos típicos de cozinha Portuguesa, todo o tipo de snack bar e com...
Mais informação
Restaurante Carvalhinhos

Restaurante Carvalhinhos

Restaurante localizado junto à rotunda dos Carvalhinhos na proximidade do centro da cidade de...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação