Eventos

Eventos

>
Fim de Semana Gastronómico

Fim de Semana Gastronómico

Largo de D. Dinis 5350-014 Alfândega da Fé 06 a 08 Mar 2020
Alfândega da Fé
Detalhe
Produtos de excelência e sabores únicos unem-se num só lugar, Alfândega da Fé! Para além dos produtos locais que nos estimulam o paladar, como o azeite, a cereja, a amêndoa, a castanha e os produtos hortícolas locais, plantados com toda a devoção, a vila transmontana tem também para oferecer o sabor do seu fumeiro, dos produtos silvestres e a sua inata hospitalidade. Encanta assim, esta vila, com todo o estímulo do paladar, reunindo os ingredientes da terra com as histórias que têm para contar. A tradição aliada à inovação torna-se difícil de resistir. Receitas que sabem a Alfândega da Fé Quem mergulha nestes sabores, que Alfândega da Fé oferece, volta sempre, querendo de novo sentir o aroma da terra, da memória e tradição.

Empada de caça com cogumelos silvestres
Ingredientes: 100 g de perdiz ou pombo, 100 g de coelho ou lebre, 100 g de javali, 120 g de mistura de cogumelos silvestres, 1 cebola, 1 cenoura, 5 dentes de alho, 80 g de massa folhada, vinho branco, pimentão-doce, azeite extra virgem, alface, canónigos, beldroegas, malagueta, vinagre de vinho tinto, sal.
Preparação: Refogar a cebola e o alho em azeite, adicionar a cenoura em pequenos cubos. A seguir adicionar o pimentão doce, refrescar com vinho branco, juntar as carnes (previamente cozinhadas e desfiadas), temperar a gosto. Numa forma, forrar com a massa folhada, rechear com o preparado anterior, cobrir novamente com a massa folhada e levar ao forno. Saltear os cogumelos em azeite e alho, temperar com sal. Limpar e arranjar as alfaces, temperar com sal, azeite e vinagre.

Cordeiro ou Cabrito Serrano grelhado com batata grelhada e legumes salteados
Ingredientes: 600 g cordeiro ou cabrito, 400 g de batata, 3 dentes de alho, 1 cenoura, 1 repolho, 1 malagueta, vinagre de vinho tinto, pimentão-doce, louro, azeite e sal.
Preparação: Cozer a batata com pele em água e sal. Após as batatas cozidas escorrer as mesmas, cortar ao meio e grelhar na brasa. Arranjar o cabrito e cortar em pequenos pedaços, temperar o cabrito com sal, alho e louro. Grelhar o cabrito lentamente. Cortar a cenoura e o repolho em juliana e saltear em azeite e alho, temperar a gosto. Numa malga fazer o molho para pincelar o cabrito e as batatas: azeite, alho picado, vinagre, pimentão-doce, louro, malagueta e sal.

Doces tentações de Alfândega da Fé
Pudim de castanhas
Preparação: Colocar num tacho, 1 l de leite, 400 g de castanhas, 1 pau de canela, casca de limão e 4 colheres de açúcar. Levar ao lume a cozer as castanhas. Bater 8 ovos com o 300 g de açúcar. Depois das castanhas cozidas retirar a canela e o limão e passar por um mix. Misturar o preparado anterior aos ovos e ao açúcar, mexer bem. Fazer caramelo para untar a forma e colocar o preparado. Levar o pudim ao forno em banho-maria durante uma hora.
Toucinho do Céu
Pelar as amêndoas de Alfândega da Fé. Fazer a calda de açúcar. Junta-se o doce de chila e deixa-se ferver. Adicionam-se as amêndoas e levar novamente ao lume. Retira-se o doce do lume, juntam-se as gemas, que engrossarão um pouco sobre o lume, sem que, no entanto, o doce ferva. Deixa-se arrefecer ligeiramente. Untar com margarina e polvilhar com farinha uma forma retangular ou quadrada. Espalha-se uma colher de farinha sobre o fundo da forma e deita-se dentro o doce. Polvilhar a superfície com a outra colher de farinha, levar ao forno bem quente.
Doce de ovos
Levar o açúcar ao lume com um copo de água e deixar ferver até fazer ponto de espadana. Retirar do lume, deixar baixar a temperatura, juntar as gemas de ovo e mexer tudo muito bem. Levar novamente ao lume sem deixar ferver, mexer sempre até ficar com a espessura desejada.
Gelado artesanal de Cereja de Alfândega da Fé
As cerejas dão corpo a este gelado artesanal que me merece ser degustado.

Animação
Festival de teatro todos os domingos de março na Casa da Cultura;
Galeria da Casa da Cultura;
Centro de Interpretação do Território – Sambade;
Torre do Relógio
Quinta do Barracão da Vilariça

Quinta do Barracão da Vilariça

Quinta do Barracão da VilariçaPossui 10 quartos e 20 camas.
Mais informação
Casa do Bairrinho

Casa do Bairrinho

Casas do Bairrinho é um projeto familiar destinado a oferta de alojamento turístico. Conta,...
Mais informação
Restaurante S. Sebastião

Restaurante S. Sebastião

Restaurante S. Sebastião horario de funcionamento: 9H00-23H00 Dia de Encerramento: Domingo à...
Mais informação

Cantinho de S. Francisco

Cantinho de S. Francisco horario de funcionamento:12H00-15H00 Dia de Encerramento:...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação