“MIMO, a minha cidade”: três artistas de Amarante criaram roteiro artístico ilustrado em mais de 50 montras comerciais
Em resultado de um concurso de ideias promovido no passado mês de junho, teve início a 25 de julho a edição 2019 da ação “MIMO, a minha cidade”, no âmbito da qual, sob o tema “Músicas do Mundo”, três artistas de Amarante criaram um roteiro artístico ilustrado, envolvendo 54 montras de estabelecimentos comerciais da cidade.
O objetivo da ação é aumentar a atratividade das lojas do centro histórico, no espaço delimitado pela ARU – área de Reabilitação Urbana, tirando partido não só dos públicos gerados pelo MIMO Festival (70 mil pessoas em 2018), como dos fluxos de turistas e visitantes que, nos meses de verão, rumam a Amarante.
A escolha de “Músicas do Mundo” como mote para o trabalho dos artistas selecionados remete para o MIMO, mas também para o facto de Amarante ser “Cidade Criativa da Música”, assim classificada pela UNESCO desde 2017. O desafio lançado aos artistas é o de, nas suas produções, abordarem a origem/história de estilos musicais dos vários continentes.
Como novidade para esta 3ª edição de “Mimo, a minha cidade”, serão utilizados QR codes para tornar o roteiro, com três momentos, mais dinâmico e interativo. Com o nome "Procura, Ouve e Descobre a música", o roteiro conjunto oferece ao público a oportunidade de interagir com as montras.
-"Procura a música" (Artista Joana Torgal) - intervenção inspirada no jogo “Onde está o Wally?”, que desafia o transeunte a encontrar a personagem de cada montra num desenho conjunto com várias personagens.
Área de intervenção: Edifício Navarras + Arquinho + Rua 31 de Janeiro
Lojas envolvidas: ERA | Foto Navarras | Clicphone | Salão Navarras | Navarras Supermercado | Peba Sport | Hélder Óptica | Unique |Ferreira da Cunha | Unika | Lojinha | Mercearia Costa | Imobiliária S. Gonçalo | Mimos Loja de Presentes | Luxcort | O Moinho | Confeitaria da Ponte | Opticália Amarante.
- "Ouve a música" (artista Margarida José) - apresentação de vários estilos musicais do mundo ao longo de cada montra, com a possibilidade de se ouvir uma música do estilo apresentado.
Área de intervenção: Rua 5 de Outubro + Rua Cândido dos Reis
Lojas envolvidas: Aguarela Shoes | Disco Bazar | Padaria Pardal | Maria Amarantina | Nina Jóias | Amarlook | Fernando Pacheco | Pepperoso | Talho Davide | Multiopticas | 703 Concept Store | Café & Duas de Letra | Opticália Amarante | RuAntiga | Auguri | 100 sabores | I love it | Feiratex
- "Descobre a música" (artista Beatriz Azevedo) - apresentação de instrumentos característicos de vários países, desafiando-se o espectador a descobrir o país de origem, através de elementos característicos da sua cultura.
Área de intervenção: Rua Cândido dos Reis + Santa Luzia
Lojas envolvidas: Sereia | Nébiju | Flores do Pompom | Armazéns Senhorinha | Salão 5 Amigos | Sapataria Carocha 1 | Sapataria Carocha 2 | Livraria Zé | Calce
Moda | Amaranthe Optical Store | Florista Dina | Novélia | Ursa Maior | Livraria Tulipa | Ourivesaria Sousa | Cúpula Store | Equivalenza | CasaBlanca | Lojinha
A ação “MIMO a minha cidade” é desenvolvida pelo projeto RUA – Revitalização Urbana de Amarante, que tem como promotores a Câmara Municipal de Amarante através da InvestAmarante; a Associação Empresarial de Amarante e o Aventura Marão Clube, através da Casa da Juventude, bem como pelos mais de 50 comerciantes participantes nesta ação.
Em resultado de um concurso de ideias promovido no passado mês de junho, teve início a 25 de julho a edição 2019 da ação “MIMO, a minha cidade”, no âmbito da qual, sob o tema “Músicas do Mundo”, três artistas de Amarante criaram um roteiro artístico ilustrado, envolvendo 54 montras de estabelecimentos comerciais da cidade.
O objetivo da ação é aumentar a atratividade das lojas do centro histórico, no espaço delimitado pela ARU – área de Reabilitação Urbana, tirando partido não só dos públicos gerados pelo MIMO Festival (70 mil pessoas em 2018), como dos fluxos de turistas e visitantes que, nos meses de verão, rumam a Amarante.
A escolha de “Músicas do Mundo” como mote para o trabalho dos artistas selecionados remete para o MIMO, mas também para o facto de Amarante ser “Cidade Criativa da Música”, assim classificada pela UNESCO desde 2017. O desafio lançado aos artistas é o de, nas suas produções, abordarem a origem/história de estilos musicais dos vários continentes.
Como novidade para esta 3ª edição de “Mimo, a minha cidade”, serão utilizados QR codes para tornar o roteiro, com três momentos, mais dinâmico e interativo. Com o nome "Procura, Ouve e Descobre a música", o roteiro conjunto oferece ao público a oportunidade de interagir com as montras.
-"Procura a música" (Artista Joana Torgal) - intervenção inspirada no jogo “Onde está o Wally?”, que desafia o transeunte a encontrar a personagem de cada montra num desenho conjunto com várias personagens.
Área de intervenção: Edifício Navarras + Arquinho + Rua 31 de Janeiro
Lojas envolvidas: ERA | Foto Navarras | Clicphone | Salão Navarras | Navarras Supermercado | Peba Sport | Hélder Óptica | Unique |Ferreira da Cunha | Unika | Lojinha | Mercearia Costa | Imobiliária S. Gonçalo | Mimos Loja de Presentes | Luxcort | O Moinho | Confeitaria da Ponte | Opticália Amarante.
- "Ouve a música" (artista Margarida José) - apresentação de vários estilos musicais do mundo ao longo de cada montra, com a possibilidade de se ouvir uma música do estilo apresentado.
Área de intervenção: Rua 5 de Outubro + Rua Cândido dos Reis
Lojas envolvidas: Aguarela Shoes | Disco Bazar | Padaria Pardal | Maria Amarantina | Nina Jóias | Amarlook | Fernando Pacheco | Pepperoso | Talho Davide | Multiopticas | 703 Concept Store | Café & Duas de Letra | Opticália Amarante | RuAntiga | Auguri | 100 sabores | I love it | Feiratex
- "Descobre a música" (artista Beatriz Azevedo) - apresentação de instrumentos característicos de vários países, desafiando-se o espectador a descobrir o país de origem, através de elementos característicos da sua cultura.
Área de intervenção: Rua Cândido dos Reis + Santa Luzia
Lojas envolvidas: Sereia | Nébiju | Flores do Pompom | Armazéns Senhorinha | Salão 5 Amigos | Sapataria Carocha 1 | Sapataria Carocha 2 | Livraria Zé | Calce
Moda | Amaranthe Optical Store | Florista Dina | Novélia | Ursa Maior | Livraria Tulipa | Ourivesaria Sousa | Cúpula Store | Equivalenza | CasaBlanca | Lojinha
A ação “MIMO a minha cidade” é desenvolvida pelo projeto RUA – Revitalização Urbana de Amarante, que tem como promotores a Câmara Municipal de Amarante através da InvestAmarante; a Associação Empresarial de Amarante e o Aventura Marão Clube, através da Casa da Juventude, bem como pelos mais de 50 comerciantes participantes nesta ação.