Como o Salão da Casa-Museu Teixeira-Lopes recebeu diversos convívios musicais com figuras da época da música portuguesa, propomos obras de compositores da estética romântica e pós-romântica, ou seja, anterior e posterior à época de Mestre Teixeira Lopes, para melhor se compreender o ambiente sonoro criado à época com as influências musicais e literárias.
A primeira parte do recital é dedicada à música portuguesa e a segunda parte, à música alemã, onde o romantismo em música é exemplo do "Sturm und Drang" (Tempestade e Ímpeto) desenvolvendo para um pós-romantismo, exaltando-se precisamente a melancolia da perda da cultura romântica nesta fase mais tardia. Devido à ida de compositores portugueses para Berlim, para estudar, a música erudita em Portugal ganhou um impulso, colocando de parte a ópera italiana, dando lugar à canção de câmara, e criando uma nova linguagem musical, que foi muito apreciada em serões de música, teatro e poesia, organizados por Mestre Teixeira Lopes.
Recital de Piano
Luísa Barriga, Soprano
António Oliveira, Piano
Maiores 6 anos.
A primeira parte do recital é dedicada à música portuguesa e a segunda parte, à música alemã, onde o romantismo em música é exemplo do "Sturm und Drang" (Tempestade e Ímpeto) desenvolvendo para um pós-romantismo, exaltando-se precisamente a melancolia da perda da cultura romântica nesta fase mais tardia. Devido à ida de compositores portugueses para Berlim, para estudar, a música erudita em Portugal ganhou um impulso, colocando de parte a ópera italiana, dando lugar à canção de câmara, e criando uma nova linguagem musical, que foi muito apreciada em serões de música, teatro e poesia, organizados por Mestre Teixeira Lopes.
Recital de Piano
Luísa Barriga, Soprano
António Oliveira, Piano
Maiores 6 anos.