Eventos

Eventos

>
O Passador de Imagens do Centro Pompidou

O Passador de Imagens do Centro Pompidou

Rua do Carvalho, 4960 - 536 Melgaço 02 Ago 2021 a 30 Jul 2022
09:30 - 18:00
Melgaço
Detalhe
Exposição “O Passador de Imagens do Centro Pompidou”, com curadoria de Bernard Despomadères e Madalena Lima.
Está patente no Museu de Cinema Jean Loup Passek até 30 de julho de 2022 e foi inaugurada ontem, 2 de agosto, no âmbito do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço, que acontece até 8 de agosto

SOBRE A EXPOSIÇÃO

«Dão-lhes o nome de "passadores". Passadores de imagens e de emoções, de saberes e de convicções. Muitos já não são deste mundo mas continuamos a falar deles no presente. Chamam-se Henri Langlois, Gregorio Martinelli, Freddy Buache, João Benard da Costa, Chema Prado ou ainda Jean-Loup Passek.
O Jean-Loup Passek do Museu de cinema de Melgaço, do Festival international de cinéma de La Rochelle, da Caméra d’or du Festival de Cannes, do Dictionnaire mondial du cinéma e do Département cinéma du Centre Georges Pompidou, em Paris, que criou e dirigiu de 1978 até 2003. Lugar onde concebeu e realizou perto de quarenta manifestações temáticas consagradas às cinematografias do mundo inteiro, das mais famosas às mais desconhecidas ou esquecidas, homenageando realizadores e realizadoras, actores e actrizes, com ciclos de cinema, exposições de fotografia e edição de livros-catálogo.
Testemunhos de uma obra a descobrir, através de uma selecçâo de cartazes, de fotografias e de livros que Jean-Loup Passek quis deixar a Melgaço.» - Bernard Despomadères
.
.Esta é a sétima edição do festival e, este ano, o Prémio Jean Loup Passek conta com 31 documentários a concurso: 19 longas-metragens e 12 curtas e médias metragens, sendo que nove dos documentários selecionados concorrem também na categoria de melhor documentário português. Todos os filmes concorrem também ao Prémio D. Quixote, atribuído pela FICC – Federação Internacional de Cineclubes.
A programação inclui ainda o curso de Verão Fora de Campo, as residências Cinematográfica e Fotográfica Plano Frontal, exposições, apresentação de filmes e ainda debates com vários realizadores nacionais e internacionais. É de destacar que durante a semana também vai decorrer a oficina de Verão TRABALHO, lecionada pelo realizador Pedro Costa, que resulta de uma colaboração com La Plantación – Encuentros e Conocimiento.
Nesta edição, o Festival associa-se à comemoração do 25º aniversário do Dia do Brandeiro, festa que celebra a transumância e é uma homenagem aos construtores da comunidade agropastoril da Branda da Aveleira. O programa inclui a projeção de um documentário, um debate sobre arquitetura popular com a participação dos arquitetos António Menéres e Fernando Cerqueira Barros, do geógrafo Álvaro Domingues e de José Rodrigues Lima, o grande impulsionador desta celebração, uma visita à Branda da Aveleira e a inauguração de duas exposições do fotógrafo Luís Miguel Portela.
Programa completo e mais informações em
http://mdocfestival.pt/
.
#MelgaçoTem
#Cinema #MuseudeCinemadeMelgaço #EspaçoMemóriaeFronteira #MDOC #FestivalInternacionaldeDocumentáriodeMelgaço #CinemaDocumental
Solar do Castelo

Solar do Castelo

Situado em pleno centro histórico, com notório destaque entre o edificado urbano situado entre...
Mais informação
Casa da Cevidade

Casa da Cevidade

Com uma piscina ao ar livre e bicicletas gratuitas, a Casa da Cevidade está localizada no centro...
Mais informação
Restaurante A Lanterna

Restaurante A Lanterna

Localizado no centro da Vila de Melgaço, o restaurante A Lanterna convida-o a saborear o melhor...
Mais informação
Restaurante Mini Zip

Restaurante Mini Zip

O Restaurante Mini Zip, é um dos mais procurados na Vila de Melgaço. Vânia Dantas , é a...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação