Eventos

Eventos

>
Sentir Vieira

Sentir Vieira

Vieira do Minho 01 Jan a 31 Dez 2019
Vieira do Minho
Detalhe
A Câmara Municipal de Vieira do Minho apresentou, hoje, à comunicação Social e público em geral o projeto “ Sentir Vieira”, que arranca já, este fim de-semana, com o tradicional Encontro de Reisadas, no Auditório Municipal.
“Sentir Vieira” é um projeto pensado e promovido pelo Município que pretende a médio e longo prazo afirmar uma imagem impulsionadora de atração turística, divulgar, dinamizar e prestigiar as inúmeras potencialidades de Vieira do Minho despertando os 5 sentidos em quem nos visita.

O Projeto “ Sentir Vieira” pretende criar no turista a ideia de que, todos os  meses, Vieira do Minho para além das suas paisagens e da sua hospitalidade, tem para oferecer a quem o visita uma atividade.

Num concelho onde as paisagens, os aromas os cheiros e os paladares são uma constante “Sentir Vieira” é acima de tudo um projeto que pretende despertar os sentidos e apelar à identidade e reforço cultural de Vieira do Minho.

O programa arranca este domingo, dia 13 de janeiro, no Auditório Municipal  com o tradicional Encontro de Reisadas.
De salientar que esta atividade para além de ser um momento de festa e convívio entre os Vieirenses, pretende recriar e preservar uma das tradições mais ancestrais da cultura Vieirense.

Em fevereiro, a atividade que vai fazer as delícias dos visitantes é a Feira do Fumeiro, certame onde Vieirenses e visitantes podem adquirir e degustar os tradicionais produtos de fumeiro.

Para março está agendada a atividade Rali de Vieira do Minho, cujo promotor será o Motor Clube de Guimarães. Uma prova em piso térreo que fará parte do calendário do Campeonato Norte de Ralis. A edição 2019 utilizará o troço do Rali de Portugal, estando prevista também a realização de uma super especial noturna.

Em abril realiza-se uma atividade dos Jogos Populares com os famosos torneios da malha e da Sueca, inseridos nas comemorações do 25 de abril.

Em maio, os visitantes podem participar no Cabreira Challenge. Um evento multidesportivo, com o trail, btt, passeio todo terreno e raid de motas, propício para os turistas mais aventureiros.

Em junho, Vieira do Minho acolhe mais uma edição da Agro Vieira. Um certame que reúne uma grande mostra de qualidade e riqueza do mundo rural nas suas mais variadas vertentes. Trata-se de uma feira de agricultura que trás a público o investimento e o trabalho efetuado pelos agricultores, e jovens produtores.

Em, Julho a atividade do mês é a Feira Mostra do Associativismo. Atividade que se vai realizar de 19 a 21 de julho e que pretende proporcionar ao público o contacto com a história e o trabalho desenvolvido pelas associações locais

Em agosto, os visitante e os nossos emigrantes podem assistir ao Festival de Folclore, um momento de festa e alegria que terá por objetivo dar a conhecer os nossos costumes e tradições, que vão desde os trajes às danças e aos cantares.

 A desfolhada é a atividade que vai marcar setembro. Uma viagem ao passado com as gentes da terra a recriarem uma eira comunitária.
Em outubro, e como não poderia deixar de ser, o mês é dedicado à Feira da Ladra. Uma festa concelhia que arrasta multidões.
Em novembro está prevista a realização do Mercado da Castanha e dos Produtos Locais/Jornadas Micológicas.

A última iniciativa do ano do Programa Sentir Vieira decorre mo Largar de Azeite tradicional de Vilarchão, com a realização da apanha e moagem da azeitona. Uma atividade que dá a conhecer o processo de transformação do azeite.
Doze iniciativas turísticas ao longo do ano. Um projeto feito e pensado no sentido de reforçar a identidade dos Vieirenses promovendo aquilo que o Concelho tem de mais genuíno.

O projeto “ Sentir Vieira” resulta de um processo concertado de envolvimento entre os agentes locais, cujo objetivo é promover Vieira do Minho como um destino obrigatório todos os meses!
Casa das Eiras

Casa das Eiras

Casa típica das aldeias minhotas, situada na aldeia turística de Carreira, na freguesia de...
Mais informação
Casa Cancela da Renda

Casa Cancela da Renda

A Casa Cancela da Renda situa-se na freguesia de Anjos bem junto à Serra da Cabreira. Esta...
Mais informação
Restaurante Senhora da Fé

Restaurante Senhora da Fé

O Restaurante Senhora da Fé situa-se na Vila de Vieira do Minho e tem capacidade máxima para 100...
Mais informação
Restaurante Arijal

Restaurante Arijal

O Restaurante Arijal situa-se à entrada da Vila de Vieira do Minho. Com capacidade para 280...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação