Eventos

Eventos

>
Variações a Partir de um Coração

Variações a Partir de um Coração

Reitoria da U.Porto  30 Set 2018
17:00 - 19:59
Porto
Detalhe
Variações a Partir de um Coração -Divertimento Popular para um Quarteto Contratempus

Premissa do Projeto:
Trata-se de um projeto de recriação e reinvenção de música tradicional portuguesa (repertório referente ao norte do país, que consta do Cancioneiro Popular português).

Apresentação do Projeto: 
2018 é o Ano Europeu do Património Cultural mas também ano de celebração do 10º aniversário do Quarteto Contratempus. Por estas razões o Quarteto cria um projeto de reinvenção e recriação de repertório de música tradicional portuguesa do norte do país, trazendo para a contemporaneidade algumas das mais belas canções do Cancioneiro Popular Português. 

Este é um espetáculo interdisciplinar (com composição de Fernando Lapa, texto de Eduarda Freitas e encenação de Catarina Costa e Silva) de extraordinária singularidade estética, que nos conduz a uma viagem no tempo (ao revisitarmos as raízes da música tradicional portuguesa, sem perdermos o sentido do presente e o horizonte do futuro), pelo património musical do Douro e Minho.

Todas estas canções permanecem na nossa memória coletiva e são reveladoras da identidade das gentes do norte, dos seus saberes, tradições e da sua relação com o território. 

Sinopse do espetáculo::

Pode um coração partir-se (ou colar-se) de amor? Antes de sermos quem somos, de cantarmos o que cantamos, de chorarmos o que choramos, de rirmos o que rimos, que sons estão no início? Que música faz bater o coração? Neste espetáculo, voltaremos atrás sem perder o horizonte do amanhã. São variações a partir do início. São variações sem perder o pé. A bater o pé, certinho, compassado, como o leito de um rio em dias calmos – o nosso norte, o nosso rio Douro.

Fazer da música tradicional portuguesa o centro deste projeto constitui em si mesmo um sinal: de quem sabe de onde veio e de onde é. Não nos move qualquer espécie de revivalismo passadista ou saudosista (com que se olha muitas vezes a tradição popular); antes, a convicção de que vemos o mundo com olhos daqui, deste lugar e deste tempo. Por isso propomos um espetáculo plural e aberto, onde as referências à música tradicional sejam um idiomático ponto de partida para percursos multidirecionais, explorando espaços e movimentos, texturas e cores, tempos e lugares.

Ficha Artística:
Composição: Fernando Lapa
Texto: Eduarda Freitas
Encenação: Catarina Costa e Silva
Intérpretes: Quarteto Contratempus : Teresa Nunes (Soprano), Crispim Luz (Clarinete), Susana Lima (Violoncelo) Brenda Vidal Hermida (Piano)
Luz: Mariana Figueroa
Design: Cátia Lima
Produção e divulgação: Carlos Pinto

Nota: Preço não tabelado, contribuição ao critério do espectador; reservas e informações através do 935 042 993 ou quartetocontratempus.producao@gmail.com
Hotel Internacional

Hotel Internacional

Localizado num edifício do século XIX, foi inaugurado no início do século XX, dispondo de 35...
Mais informação
Hotel Padre Cruz

Hotel Padre Cruz

RNET Registo Nº 805O Hotel Padre Cruz fica a 6 km de Valença do Minho, uma cidade fortificada do...
Mais informação
Pastelaria Madeira Doce

Pastelaria Madeira Doce

Venha conhecer os melhores produtos típicos da Ilha da Madeira: bolo do caco, poncha, nikita e...
Mais informação
Restaurante Cais da Picanha

Restaurante Cais da Picanha

Somos um Restaurante especializado em comida Brasileira, com um serviço de qualidade e com muita...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação