Eventos

Eventos

>
FRANCISCO GOMES AMORIM: REVOLUCIONÁRIO E REPÓRTER DE RUA

FRANCISCO GOMES AMORIM: REVOLUCIONÁRIO E REPÓRTER DE RUA

Diana Bar | Póvoa de Varzim 01 Fev 2020
16:00 - 18:00
Póvoa de Varzim
Detalhe
No dia 1 de fevereiro, sábado, às 16h00, na Biblioteca Diana Bar, José Rodrigo Carneiro da Costa Carvalho vai apresentar o seu livro Francisco Gomes de Amorim: revolucionário e repórter de rua .

Resumo do livro:Francisco Gomes de Amorim não chegou a concluir as suas Memórias, inúmeras vezes por ele anunciadas e de que há alguns fragmentos: os manuscritos autógrafos Alexandre Herculano e Latino Coelho, completos, e Memórias e Viagens 1826-27, interrompido após meia dúzia de linhas do capítulo III – «Eu».
Francisco Gomes de Amorim, fosse por influência de Garrett – Memórias Biográficas, em que consumiu 32 anos – metade da sua vida –, fosse porque confiava em Deus durar o bastante para escrever as Minhas Memórias, o certo é que foi fazendo o arquivo de tudo quanto lhe respeitasse, com anotações e indicações (a um impensado biógrafo!) tipo publique-se; veja os folhetins Três dias de Jornada, e aproveite deste fragmento, para as Minhas Memórias, o que lá não estiver publicado; não se publique em qualquer circunstância, etc., etc.. (…). As partilhas do espólio literário e artístico pelos seis filhos, e a venda, em leilão, da biblioteca de Francisco Gomes de Amorim, levaram, por certo, à dispersão e à perda de muito que o poeta legou, sobretudo em matéria de correspondências (…). Apesar disso, os familiares de Francisco Gomes de Amorim não deixaram de oferecer à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim os documentos que tinham na sua posse, e que estão hoje preservados na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.

O autor deste trabalho é um caso de dupla identidade, que não de personalidade: na Igreja, está registado com o nome de José Rodrigo da Costa Carvalho Pinto; no Registo Civil, como José Rodrigo Carneiro da Costa Carvalho. Isto terá o resultado de um baralhamento de contas que levou a encomendarem-lhe o caixão, aos poucos dias de vida. Foi em Setembro de 1934. Sem dia e sem mês, no assento de baptizado: no dia 6 de Setembro, freguesia de S. Gonçalo, Amarante, como consta da cédula pessoal.

Nascido para viver, aos 4 anos de idade voltou a estar a morrer. Como então já juntava letras no jornal (O Primeiro de Janeiro) que todos os dias o carteiro entregava na casa dos pais, foi sabendo que a morte andava muito ocupada com a safra da guerra civil de Espanha. E, depois, com a II Guerra Mundial, começada 5 dias antes de ele fazer 5 anos. Acabada a Primária, feita ora no Porto ora em Amarante, prosseguiu estudos. Aí pelo 6º ano, o professor de Português – o mesmo de Grego – disse, numa aula, que o adolescente teria jeito para a escrita. E o aluno acreditou. Aos 20 e poucos anos, atreveu-se a mandar dois escritos seus para Ramos de Almeida, coordenador da página literária do Jornal de Notícias – um sobre Manuel Laranjeira; o outro, a propósito de Teixeira de Pascoaes. E nunca mais parou de sarrabiscar em jornais e revistas. A partir de 1960, já como jornalista profissional. Tendo entrado no JN como estagiário, seis anos depois passava para a chefia da Redacção, cargo que também exerceu em O Comércio do Porto e O Primeiro de Janeiro, dois outros jornais em que seria diretor-adjunto. Não vendo necessidade, para se realizar, de plantar uma árvore (por já a ter no próprio nome), publicaram-lhe O Mundo na Mão, Informação e Comunicação, Aprendiz de Selvagem – o Brasil na vida e na obra de Francisco Gomes de Amorim, este por obra e graça da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Quanto a descendência: 5 filhos (um já falecido!), 4 netos e um bisneto. Diria Séneca estarmos perante homem que não se limitou a fazer anos, para provar que viveu e que deu vida.

Licenciado em Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, fez, de seguida, o Mestrado de Estudos Portugueses e Brasileiros.
RESIDÊNCIA RÊVE D'OR

RESIDÊNCIA RÊVE D'OR

RNAL: 9688/ALA Residência Rêve d'Or é uma pequena residencial, situada no centro da cidade e...
Mais informação
BIG HOUSE

BIG HOUSE

RNAL: 50395/ALLocalizado na Póvoa de Varzim, o Big House disponibiliza acesso Wi-Fi gratuito. O...
Mais informação
Garfo Torto Restaurante Bar

Garfo Torto Restaurante Bar

Irreverência no nome, no conceito, na ideia, no modo de agir! Em plena foz do rio Ave, a...
Mais informação
RESTAURANTE GUARDA-SOL

RESTAURANTE GUARDA-SOL

Restaurante especializado em serviço de snack-bar localizado em pleno areal da praia da Póvoa de...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação