Saúde e Bem Estar

Não há melhor maneira de relaxar em férias do que mergulhar numa piscina termal aquecida naturalmente ou desfrutar de um tratamento terapêutico relaxante.

Portugal possui 52 nascentes termais de baixa entalpia (20ₒC – 150ₒC), com aplicação no termalismo e é precisamente no Norte de Portugal onde estas estão concentradas em maior número. Sabia que a sua localização está intimamente relacionada com a existência de grandes acidentes tectónicos e que uma das principais falhas é precisamente aquela que percorre Penacova - Peso da Régua – Verin? Esta é uma das razões pela qual o Norte de Portugal possui 21 balneários termais o que representa cerca de 40% da oferta total nacional. O destino Porto e Norte de Portugal apresenta por essa razão uma grande diversidade de unidades termais dispersas por toda a região em enquadramentos paisagísticos muito distintos que em altitude poderá variar cerca de 756 metros. A unidade termal que se encontra à cota mais baixa está situada a 12 metros de altitude. A temperatura da água pode variar entre os 16ₒC nas Termas de Vidago e os 76ₒC nas Caldas de Chaves.

O Porto e Norte de Portugal é realmente um destino com condições únicas para aliar o bem-estar, a saúde, o lazer e o turismo. Sabia que o bem-estar e a saúde são atributos que os romanos associavam à prática termal? Os romanos usavam expressões como salus per aquam, que significa "o bem-estar físico por intermédio da água.

O termalismo no destino Porto e Norte de Portugal apresenta hoje ofertas de spa termal com tratamentos em salas de luz direta num enquadramento arquitetónico misto de tipo clássico-contemporâneo, como o Vidago Palace e as Pedras Salgadas. O bem-estar encontra hoje novas linguagens e propostas. O conceito de ecoturismo e nature park é uma delas, procurando estabelecer uma ligação entre o recurso termal, a saúde, o bem-estar e a natureza. 

A modernização de alguns spas termais no Porto e Norte de Portugal têm procurado adicionar mais serviços e oportunidades de lazer para ir ao encontro do seu bem-estar e satisfação. O alojamento, o golfe e a gastronomia constituem algumas dessas propostas.

Mais recentemente, o destino tem vindo a assistir ao aparecimento de uma nova corrente de spas urbanos que utilizam águas termais e novas ofertas de bem-estar (wellness). O spa vínico do hotel The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, ou os tratamentos com leite de burra no Carmo´s Boutique Hotel são propostas que não pode perder.

Entregue a sua saúde e o seu bem-estar ao cuidado das nossas águas!



Itinerário:

  • Onde Ficar?
  • Onde Comer?
  • O que fazer?