Turismo de Natureza

Há poucos lugares no mundo onde, no espaço de um dia, poderá experimentar paisagens montanhosas, florestas seculares, rios que marcam a paisagem e a ocupação humana e uma costa deslumbrante. Sabia que esta região possui o único Parque Nacional de Portugal, também considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, e que o Parque Natural de Montesinho é um dos santuários naturais mais importantes para a lontra na Europa? Também a águia-real e o lobo-ibérico encontram na nossa região áreas de proteção, podendo em certas ocasiões ser observadas. Mas há mais… o Porto e Norte de Portugal possui outras seis áreas protegidas de enorme interesse, dispersas por toda região, desde a orla costeira ao nordeste interior. São elas os parques naturais do Douro Internacional, do Alvão e do Litoral Norte, as paisagens protegidas de Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, do Corno de Bico e da Albufeira do Azibo bem como o parque natural regional do Vale do Tua. Encontrará nestas áreas protegidas em zonas terrestres, aquáticas interiores e áreas marinhas uma biodiversidade incrível bem como outras ocorrências naturais de extrema raridade. Salientamos as Fisgas de Ermelo, uma das maiores quedas de água da Europa com 400 metros.

As magníficas paisagens naturais do Porto e Norte de Portugal são também cenários ideais para atividades ao ar livre. O ciclismo, a caminhada ou atividades em ambiente aquático como o caiaque, a vela ou o mergulho são sem dúvida propícias para quem procura a harmonia com a natureza. Se é amante do voo, Mondim de Basto dispõem de condições ótimas no alto da Nossa Senhora da Graça para a prática do parapente, também palco para uma das etapas mais emblemáticas da Volta a Portugal em ciclismo. Mas se é um adepto de trail running, está no destino certo. A região dispõe de um calendário atividades e provas intenso ao longo do ano, com um leque de opções diverso em paisagens de costa, de montanha ou de planalto. Para quem é amante de bicicleta, a região tem vindo a ser palco de importantes eventos.

Se é amante de diversões e adrenalina poderá encontrar na região parques de aventura em zonas de elevado interesse natural. Sabia que a região dispõe do slide mais longo do mundo, com um cabo de 1538 metros de comprimento? Fica em Ribeira de Pena no Pena Aventura Park. Mas há mais… o Park Aventura Diver Lanhoso! É o maior parque de aventuras da Península Ibérica e um dos maiores da Europa, com 170 hectares localizado nas proximidades do Parque Nacional Peneda Gerês.

Sabia que a região possui um passadiço todo construído em madeira com uma extensão de 8 quilómetros que percorrem a paisagem natural da margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca? São os Passadiços do Rio Paiva, que receberam o galardão de projeto europeu inovador de desenvolvimento turístico da World Travel Awards, considerados os «óscares do turismo». Aguardao-o uma experiência imersiva na paisagem natural do Geoparque de Arouca, membro da Rede Global de Geoparques UNESCO. Não se esqueça que o Nordeste Transmontano também possui um Geoparque interessantíssimo, membro da Rede Global de Geoparques UNESCO, e cheio de oportunidades de lazer. É o Geoparque Terras de Cavaleiros, cujos limites geográficos coincidem com os do concelho de Macedo de Cavaleiros e que contêm a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo.

Ajude-nos a proteger as nossas paisagens visitando-as!

Itinerário:

  • Onde Ficar?
  • Onde Comer?
  • O que fazer?