Porto e Norte

Apresentação Institucional

De âmbito regional e com uma extensa abrangência territorial agregando os 86 Municípios que constituem a NUT II – Norte, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, adotando a denominação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R. e a abreviatura de TPNP, E.R., tem a sua Sede em Viana do Castelo e é uma pessoa coletiva pública, de natureza associativa, com autonomia administrativa e financeira e com património próprio.

Responsável pela valorização e o desenvolvimento das potencialidades turísticas da respetiva área regional de turismo, a promoção interna e o mercado alargado dos destinos turísticos regionais, bem como a gestão integrada dos destinos no quadro do desenvolvimento turístico regional, a atuação da Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R. tem na sua base um diversificado e vasto leque de recursos naturais e patrimoniais, produtos únicos e marcas de grande qualidade, que constituem a oferta turística de um território singular, distribuída pelos seus quatro sub-destinos – Porto, Douro, Minho e Trás-os-Montes.

Poderá descobrir isso e muito mais no nosso site.

Bem-vindo ao Turismo do Porto e Norte de Portugal

Mensagem do Presidente
Mensagem do Presidente
Mensagem do Presidente

Diferenciador e único!
Hospitaleiro e seguro!
Este é o nosso destino .À distância de um clique venha descobrir aqui  o PORTO E NORTE e parta á sua descoberta…
Na tradição de cidades, vilas e aldeias multisseculares, em paisagens naturais que nunca se repetem desenha-se o nosso mapa, com olhos postos no Douro e nos seus socalcos, nas caves que repousam espumantes, nas adegas onde ganham sabor as melhores castas de vinhos, perto das carnes e dos enchidos de Trás-os-Montes, no verde montanhoso que desenha a paisagem minhota e na gastronomia que convida todos a sentir a região e no bulício que junta a tradição á  modernidade com o conforto da nossa área metropolitana. 
A Turismo do Porto e Norte (ER) apresenta-lhe 86 municípios de gente hospitaleira, afável e calorosa. 
Convido-o a visitar um território que merece a distinção da UNESCO, pelo seu património cultural e natural, entre o seus quatro Parques Naturais, um Parque Nacional, dois Geoparques e os lugares classificados com Património Mundial: Centro Histórico Porto, Centro Histórico Guimarães, Vale do Côa e Alto Douro Vinhateiro.
Usufrua de uma Região, em rede, com produtos estratégicos diferenciadores : Turismo de Negócios, City & Short Breaks, Gastronomia e Vinhos, Turismo de Natureza, Turismo Religioso, Turismo Cultural e Paisagístico e Saúde e Bem- Estar bem como Turismo Náutico e Golf.
Produtos que nos diferenciam e que são motivos para que nos visite em qualquer momento do ano. Um território onde os eventos acontecem e nos dão notoriedade. 
Uma simples e curta estadia, ou um período de férias mais longo, o nosso território reúne todas as condições para que a sua viagem seja única. 

Estamos à sua espera!

Melchior Moreira
Presidente