Aldeia Vinhateira de Barcos e Igreja Românica Matriz

Tabuaço
Descrição
Barcos foi uma das aldeias do Douro seleccionadas para fazer parte do programa das Aldeias Vinhateiras do Douro,  que teve como objectivo principal a criação de uma dinâmica de regeneração e valorização das aldeias do Douro Vinhateiro, através da revitalização socio-económica, da fixação da população e do reforço da promoção turística do Douro, beneficiando, por isso, de uma recuperação do seu centro histórico entre outros factores.

Barcos demarca-se na paisagem pelo seu conjunto urbanístico, denotando-se, à primeira vista, que o núcleo primitivo que se organizou em redor da Igreja Matriz. São de destacar as várias edificações medievais, as imponentes habitações da época moderna e modestas casas de cariz vernacular, que se cruzam compondo uma malha urbana de elevado interesse, onde se destacam alguns edifícios de carácter e função mais erudita, como é exemplo a antiga sede de Colegiada que remonta aos séculos XVII e XVIII. Possui um pequeno centro histórico, com o cruzeiro e a Igreja Matriz. Possui, ainda, outros edifícios de grande importância, como por exemplo, a Casa da Roda e a Casa da Câmara que evoca a antiga importância do município. 

A Igreja Matriz de Barcos, um exemplar do estilo românico tardio, talvez do séc.XIV, classificada como Monumento Nacional, que para além da fachada apresenta portais laterais de arquitectura e decoração demonstrativos de pura iconografia românica. O portal voltado para poente possuí dois colunelos encimados por capitéis de figuração monstruosa. Outros dois portais característicos abram-se nas fachadas norte e sul onde abundam pedras sigladas. 
O interior da igreja mostra uma capela-mor com um belíssimo altar de talha dos finais do séc.XVII e um tecto com 28 caixotões pintados por artista de mérito com cenas da vida de Cristo. A sacristia tem um tecto de caixotões pintados por artista popular e nela se guardam, além de alfaias, preciosidades artísticas, como pinturas setecentistas dos nichos da Via Sacra.


Local: Tabuaço
Refúgio D`Anita Douro Valley House

Refúgio D`Anita Douro Valley House

RNAL Nº 51211/ALPequena casa de família anterior a 1950, remodelada, inserida na Aldeia...
Mais informação
Quinta da Padrela

Quinta da Padrela

A Quinta da Padrela dispõe de uma unidade de alojamento com 3 quartos, onde acolhe quem a visita...
Mais informação
Restaurante "Europa"

Restaurante "Europa"

O restaurante "Europa" fica localizado na freguesia de Sendim, junto da Estrada Nacional...
Mais informação
Restaurante Adega da Vila

Restaurante Adega da Vila

Um espaço acolhedor onde a especialidade é o cabrito assado no forno. O serviço é bom e o...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação