Arquitetura dos Brasileiros

Fafe
Descrição
O século XIX marcou as terras de Fafe, sobretudo com a forte incidência emigratória para o Brasil, na época a terra mais apropriada, à procura de fortuna. Muitos destes emigrantes transportariam para Fafe as suas economias, aplicando-as na construção de belos edifícios e palacetes.
A Arquitetura dos “Brasileiros” é um dos traços marcantes no urbanismo da cidade de Fafe e é um dos seus mais queridos e aliciantes ex-libris. A arquitetura deste período é, desde logo, o símbolo da afirmação e do prestígio pessoal do proprietário e da sua riqueza.
Fundamentalmente, são palacetes de grandes dimensões, alguns deles envolvidos por jardins “tropicais”, com a inevitável palmeira misturada com árvores de fruto. Impõem-se por fachadas amplas, revestidas de belíssimos azulejos multicolores, com numerosas portas e janelas, de pé direito considerável. As varandas estreitas, quase sempre a toda a largura do prédio, apresentam guardas de ferro forjado ou fundido, ricamente ornamentadas. Apontam-se ainda diversos exemplos de beirais de faiança pintados, normalmente de cor azul.
Elemento fundamental na arquitetura brasileira é a indispensável clarabóia, símbolo maior desse tipo de construção, a encimar o telhado e a iluminar as escadas interiores.

Local: Fafe
Casa do Arcebispado

Casa do Arcebispado

A Casa de Campo da Quinta do Arcebispado é um alojamento vocacionado para o descanso, e para o...
Mais informação
Le Jardin

Le Jardin

Conhecida como a Sala de Visitas do Minho, elogiada pelo espírito hospitaleiro e pelo bem...
Mais informação
Vitela Assada à Moda de Fafe

Vitela Assada à Moda de Fafe

A "Vitela Assada à Moda de Fafe" projetou a gastronomia fafense por todo este país, desde pelo...
Mais informação
4820

4820

O 4820 é um restaurante clássico e contemporâneo, onde a carne é rainha. Aprecie um pouco dos...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação