Arquivo Municipal de Torre de Moncorvo

Torre de Moncorvo
Descrição

Em 1974, o Prof. Doutor Fernando de Sousa, com uma equipa de alunos Universitários, inicia o inventário do Arquivo Municipal de Torre de Moncorvo.

O Arquivo, encontrava-se numa dependência da Câmara Municipal, junto ao Tribunal, em acelerado processo de degradação, não tendo sido possível a recuperação de algumas séries.

O inventário efetuado pelo Prof. Doutor Fernando de Sousa, com a colaboração do Dr. Nelson Rebanda, revelou que o Arquivo era constituído essencialmente por dois fundos: a coleção dos Pergaminhos, com 112 pergaminhos e cerca de 130 documentos em papel, desde o século XIII ao XIX; e o Fundo dos Manuscritos, possuindo 869 espécies e 7 pastas contendo correspondência avulsa. Diz respeito ao período compreendido entre o início do século XVII e os inícios do século XX.

Neste mesmo ano, o Arquivo foi transferido para o edifício dos Paços do Concelho.

Nos finais dos anos oitenta, a Câmara Municipal aluga um edifício, onde reserva uma sala para aí instalar o Arquivo Municipal.

Em 1999, o arquivo foi transferido para um edifício recuperado e dotado de todas as condições técnicas necessárias à conservação dos acervos. Ficando aqui instalada a documentação desde o século XIII ao XIX.

A restante informação produzida pela estrutura encontrava-se dispersa por diferentes edifícios da autarquia e num edifício cedido pela Fundação Francisco António Meireles.

Em
2001, a
Câmara Municipal apresentou uma candidatura ao PARAM (Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais), para a construção de um edifício para instalação do arquivo, bem como adaptação do mesmo com meios e equipamentos necessários ao cumprimento da função arquivística. O Arquivo Municipal de Torre de Moncorvo, passa a dispor de mais um edifício.

À documentação já existente, situada no edifico da Rua Infante D. Henrique e referida no inventário do Prof. Doutor Fernando de Sousa, foi proposta a sua reclassificação, e incorporados mais de 331 documentos desde o século XVII até 1930, desde Atas, Minutas de Atas, livros de Recenseamento Eleitoral, Cadernos Eleitorais, etc. Passando a constar 1200 espécies documentais.

O restante acervo documental, calculado em 800 metros lineares, cujas datas extremas variam entre 1912 e 2012, foi concentrado no edifício da Travessa Tomás Ribeiro, procedendo-se à sua conservação física, através da limpeza, acondicionamento e instalação das espécies documentais.

O processo de reclassificação teve por base conhecer a instituição
Câmara Municipal de Torre de Moncorvo
, a sua estrutura, formação e evolução que teve ao longo dos séculos, nunca esquecendo os fatores económicos, sociais e políticos que a influenciaram.

Da atividade por ela desenvolvida resultou uma extensa produção documental que, se foi acumulando na Instituição constituindo importantíssimo sistema de informação cujas datas extremas se situam entre os séculos XIII e XXI.

O núcleo documental do Arquivo Municipal de Torre de Moncorvo é muito heterogéneo, podendo interessar aos estudiosos e investigadores sob diversos aspetos, além do histórico e paleográfico, nomeadamente ao nível do plano cultural e social do concelho e região.

Este Arquivo é constituído maioritariamente pelo valioso fundo que diz respeito à atividade administrativa da Câmara Municipal e Coleção de Pergaminhos. Para além destes possui mais 19 Fundos que fazem do Arquivo Municipal de Torre de Moncorvo um dos mais ricos da região.

Local: Torre de Moncorvo
Casa da Avó

Casa da Avó

Refeições com pratos típicos da região, doçaria tradicional, vinhos da região. Ambiente...
Mais informação
Casa Dona Maria Luiza

Casa Dona Maria Luiza

A Casa Dona Maria Luiza localiza-se no limite do Centro Histórico da encantadora vila medieval...
Mais informação
Restaurante “O Frango”

Restaurante “O Frango”

Especialidades:Lombo no Tacho; Bacalhau à Nuestros Hermanos; frango no Espeto; Frango à Brás.
Mais informação
Taberna do Carró

Taberna do Carró

Especialidades:Posta à Mirandesa; Casulas com Butelo; Migas de Espargos; Cabrito.
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação