Banda Plástica de Barcelos

Barcelos
Descrição

A Banda Plástica de Barcelos, parte integrante do Centro Cultural de Barcelos, é um agrupamento musical, artístico e recreativo, que tem como finalidade a divulgação da música de cariz mais popular e tradicional, de Portugal e do Mundo.
Nasceu em 1976, com o intuito de participar nos saraus artísticos promovidos pelo Centro Cultural de Barcelos e para complementar o Coral de Barcelos.
Inicialmente foi pensada com o objetivo de animar a segunda parte dos espetáculos promovidos pelo Coral de Barcelos, ou naqueles em que este participava.
No entanto, e desde cedo, a Banda mostrou que tinha alma própria e pernas para andar.
A sua primeira aparição pública, e de carácter oficial, teve lugar na freguesia de Orca, concelho do Fundão, nesse mesmo ano.
Emancipada, trilhou o seu próprio caminho, mas jamais permitiu que se quebrasse a união umbilical com o Centro Cultural de Barcelos, do qual ainda hoje é parte integrante, e ao qual pertencem a maioria dos seus elementos.
A ideia da Banda, talvez porque genuína e espontânea, é de facto uma ideia de sucesso. Ela resulta de uma reação natural e instintiva do
Homem; a necessidade deste se associar, de partilhar em conjunto as suas emoções, as suas alegrias e tristezas; a vontade de se manifestar publicamente e comunicar com o mundo através da música.
A imagem plástica da Banda catapulta-nos para um ambiente de sonho e fantasia. As suas fardas multicolores, casaco azul com botões de fantasia, calças brancas com risca vermelha ou azul, boné de fantasia, papilon (laço), inspiradas no “Músico de Barro de Barcelos”, são uma consequência feliz da atenção do Homem para com o meio que o rodeia. É mais um dos fatores que liga o grupo às suas raízes culturais e lhe confere substância e autenticidade.
A Banda Plástica é, sem dúvida, um caso sério de popularidade e de sucesso. Aonde quer que vá leva boa disposição e alegria, e deixa naqueles que a veem e ouvem um breve travo de nostalgia. Na hora da partida sente-se que as pessoas ficam com um “rebuçado na boca”, fruto da entrega e deleite com que assistem à sua exibição.


Local: Barcelos
Quinta de São Bento do Prado

Quinta de São Bento do Prado

Casa senhorial brasonada com capela, cujas origens remontam a meados do século XVII. Localizada...
Mais informação
Hotel Bagoeira ***

Hotel Bagoeira ***

O Hotel Bagoeira encontra-se situado em pleno centro histórico da cidade de Barcelos, num...
Mais informação
Terraço dos Petiscos

Terraço dos Petiscos

O restaurante Terraço dos Petiscos surgiu em 2009. Este espaço pretende ser um ponto de...
Mais informação
Restaurante Tio Pepe

Restaurante Tio Pepe

Num espaço acolhedor, rústico e ao mesmo tempo moderno, o Tio Pepe convida-o a sentar-se à mesa...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação