Campo de Santana

Matosinhos
Descrição
O Campo de Santana constitui um espaço de feira e romaria, inserido num contexto habitacional ainda de matriz rural, com cerca de 5 ha. Localiza-se na margem esquerda do Rio Leça, tendo na margem oposta o Mosteiro de Leça do Balio e o Parque das Varas.
O seu património arbóreo é notável e tem uma forte presença na paisagem do concelho. É maioritariamente constituído por alinhamentos de plátanos e destacam-se alguns outros exemplares notáveis, nomeadamente de sobreiros e carvalhos. O Campo está organizado segundo arruamentos de terra batida, intercalados com os pavimentos dos arruamentos em cubo de granito.
A capela de Sant’Ana localiza-se na parte mais alta do sítio, rodeada por um adro murado que abre sobre uma vasta alameda. Por trás da capela existem espaços contíguos ainda arborizados onde pontuam sobreiros, carvalhos e oliveiras. O campo de feira tem entrada também pela Rua de Santana fronteira entre os concelhos de Matosinhos e Maia. Esta entrada contém um cruzeiro datado de 1940. Considera-se que a plantação dos plátanos seja contemporânea da colocação do mesmo.

Fauna e Flora
O campo da feira de Santana é formado por um maciço arbóreo notável de plátanos (Platanus orientalis var. acerifolia) dispostos segundo numerosos alinhamentos e por pontuações de grandes sobreiros (Quercus suber). No centro deste espaço surgem alguns exemplares de carvalho-alvarinho (Quercus robur), também de grandes dimensões. O campo é rodeado por espaços relvados, ladeados por canteiros de ligustro (Ligustrum japonica) e de evónimo (Euonymus japonica), e com presença de espécies ornamentais como japoneiras (Camellia japonica), tuia-da-china (Platycladus orientalis), tuia-gigante (Thuja plicata), azáleas e rododendros (Rhododendron sp.). Por trás da capela de Sant’Ana e junto do coreto existem espaços arborizados com plátanos, sobreiros, carvalhos (Quercus palustris), oliveiras (Olea europaea) e tílias (Tilia tomentosa). Pelo campo da feira surgem também outras espécies, designadamente, liquidâmbare (Liquidambar styraciflua), castanheiro (Castanea sativa), choupo-negro (Populus nigra), e sequóia (Sequoia sempervirens) e algumas espécies arbustivas como verónica (Hebes sp.) e pitospóro-da-china (Pittosporum tobira).

Edifícios de apoio
Capela de Santana
Cruzeiro do Centenário
Coreto
Parque de merendas
Zona de descanso/ lazer
Campo de jogos
Parque infantil

Estacionamento gratuito no local (exceto em dias de feira)
Estacionamento gratuito nas proximidades

Feira de Santana: Sextas feiras à tarde
Feiras de São José (19 de Março), Sant’Ana (26 de Julho) e São Miguel (1.º domingo de Outubro).

Acessibilidades: Autocarro STCP, linha 505; taxi

Rua de Santana/ Rua da Feira
 4465-009 Leça Do Balio

Contactos:
229 390 900 (Câmara Municipal de Matosinhos);
229 011 390 
(Junta de Freguesia de Leça do Balio)






Local: Matosinhos
Seaside Apartment

Seaside Apartment

Apartamento localizado no centro de Matosinhos, a 3 minutos da Câmara Municipal e a 5 minutos da...
Mais informação
Meu Hotel Porto Gandra

Meu Hotel Porto Gandra

O design de interiores do MEU HOTEL Porto Gandra foi pensado para proporcionar o máximo conforto...
Mais informação
Coma (restaurante & take away )

Coma (restaurante & take away )

No Centro da Baixa este Restaurante Casual Chic é conhecido pela sua deliciosa comida e...
Mais informação
ARENA - Sports Lounge

ARENA - Sports Lounge

O Arena é um espaço Bar & Grill e estará aberto todos os dias das 12h às 2h. É um espaço...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação