Casa de Guerra Junqueiro

Vila do Conde
Descrição
Abílio Manuel Guerra Junqueiro nasceu em Freixo de Espada à Cinta em 1850. Licenciou-se em Direito em Coimbra, entre os anos 1868 e 1873. Exerceu advocacia e foi deputado pelo Partido Progressista, cargo em que se notabilizou pela arte da oratória. Foi ministro de Portugal na Suíça durante os anos 1911 e 1914. Como poeta, Junqueiro legou-nos uma vasta obra que inicia em 1866, com a edição de Mysticae Nuptiae e termina com a Oração à Luz, editada em 1904. A temática das suas composições líricas alterna entre a inspiração arrebatadamente panfletária, satírica e iconoclasta, com as preocupações de carácter social, em que por intermédio da crítica à sociedade, procura dar um carácter científico à poesia. Mas também, habitam nos seus versos o intimismo, a confidencialidade, o tom místico, a religiosidade, sobretudo na última fase da sua obra que chega a indiciar a recetividade às inovações formais e à sensibilidade sugestiva dos simbolistas.
Guerra Junqueiro viveu em Vila do Conde entre os anos 1899 e 1906. O escritor, vindo do Porto, onde a peste bubónica fazia vítimas, procurava nesta vila sobranceira ao rio Ave, os bons ares que o livrassem da mortal epidemia. Habitou uma vivenda na Avenida Dr. Artur Cunha Araújo, vizinha da Escola Primária que foi construída com o legado do Conde de Ferreira. Aqui, sua filha Maria Isabel, conheceu o marido, um advogado com escritório na então vila do Ave.
Guerra Junqueiro foi também um apaixonado por antiguidades, visitando, frequentemente, a oficina do marceneiro e entalhador João da Jacinta, que trabalhava na Rua da Misericórdia. Faleceu em Lisboa em 1923.

Local: Vila do Conde
STAY INN ALE-HOP PÓVOA DE VARZIM

STAY INN ALE-HOP PÓVOA DE VARZIM

Registo Nº 74710/ALCom acesso Wi-Fi gratuito, o Stay Inn ALE-HOP | Póvoa de Varzim está...
Mais informação
APARTAMENTO VISTAS DE MAR

APARTAMENTO VISTAS DE MAR

RNAL: 66163/ALEste apartamento, localizado em primeira linha de mar na cidade da Póvoa de...
Mais informação
Repúblika Restaurante e Tapas

Repúblika Restaurante e Tapas

O restaurante Repúblika é um espaço na Praça da República com vista para o rio Ave. É um imóvel...
Mais informação
Adega Gavina

Adega Gavina

No Cais das Lavandeiras está "atracada" a Adega Gavina. Aqui, na zona ribeirinha, imperam os...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação