Casa dos Calistos

Ponte de Lima
Descrição
Monumento de Interesse Público

Esta casa, impropriamente designada “dos Calistos”, pertenceu no séc. XVII a Gervágio Álvares da Rocha, sendo posteriormente vendida a António de Oliveira Rego, que a reedificou e vinculou em 1737. Edifício barroco de planta irregular, foi muito prejudicado com a regularização viária da vila nos séc. XIX e XX.
No átrio da entrada existe ainda uma curiosa escadaria de acesso ao andar nobre e, na fachada, sacadas de balaústres de pedra e uma decorativa cartela heráldica.
Conserva-se ainda a estrutura fundamental do imenso jardim com três fontanários,um deles imponente pela exuberante decoração em cantaria lavrada. A quinta possui vários terrenos com exploração agrícola, outros como área de jardim, onde estão três fontes todas elas decoradas, tendo a maior nicho e pedra de armas.

Local: Ponte de Lima
Casa D’  Avó Marcelina

Casa D’ Avó Marcelina

Casa D?  Avó Marcelina  - Casa de Campo ,localizada num dos pontos mais altos da freguesia de...
Mais informação
Casa do Pinheiro

Casa do Pinheiro

A Casa do Pinheiro está situada no centro de Ponte de Lima, a poucos metros do centro histórico...
Mais informação
Churrasqueira Paragem

Churrasqueira Paragem

Nos arredores de Ponte de Lima, o espaço amplo permitirá uma agradável refeição,à base de...
Mais informação
Sabores do Lima

Sabores do Lima

Restaurante com diversidade na oferta gastronómica e destaque para a cozinha tradicional....
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação