Casa dos Calistos

Ponte de Lima
Descrição
Monumento de Interesse Público

Esta casa, impropriamente designada “dos Calistos”, pertenceu no séc. XVII a Gervágio Álvares da Rocha, sendo posteriormente vendida a António de Oliveira Rego, que a reedificou e vinculou em 1737. Edifício barroco de planta irregular, foi muito prejudicado com a regularização viária da vila nos séc. XIX e XX.
No átrio da entrada existe ainda uma curiosa escadaria de acesso ao andar nobre e, na fachada, sacadas de balaústres de pedra e uma decorativa cartela heráldica.
Conserva-se ainda a estrutura fundamental do imenso jardim com três fontanários,um deles imponente pela exuberante decoração em cantaria lavrada. A quinta possui vários terrenos com exploração agrícola, outros como área de jardim, onde estão três fontes todas elas decoradas, tendo a maior nicho e pedra de armas.

Local: Ponte de Lima
Casa do Arrabalde

Casa do Arrabalde

Solar dos finais do séc. XVII restaurado e recuperado para turismo pelo seu atual proprietário,...
Mais informação
Casa da Terra Feita

Casa da Terra Feita

Uma casa de campo com todas as comodidades e inserida na bela aldeia de São Pedro d'Arcos....
Mais informação
Restaurante Mercado

Restaurante Mercado

Espaço acolhedor com decoração minimalista e design moderno e situado no Mercado Municipal. Os...
Mais informação
Pica-Pau

Pica-Pau

Pequeno restaurante com um ótimo serviço de refeições. Poderá ainda sentir o pulsar da vila,...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação