CASCATA DAS AGUIEIRAS (GEOSSÍTIO 35)

Arouca
Descrição
A cascata das Aguieiras é observável a partir de miradouro integrado nos Passadiços do Paiva encontrando-se inserida numa área designada pelos praticantes de desportos de águas bravas no Rio Paiva por «Garganta do Paiva» (G36), que geologicamente define o troço em que o rio se encaixa em canhão no granito de Alvarenga.

Esta cascata é formada pela queda de água da ribeira das Aguieiras, resultando da confluência de diversos tributários que atravessam a freguesia de Alvarenga.

Sobre o miradouro, é possível observar o cabeço rochoso onde se encontra implantado o «Castelo de Carvalhais», um castelo roqueiro da época da Reconquista (Séc. IX-XII), reduto defensivo e estrategicamente posicionado, provavelmente destinado a controlar a travessia do Rio Paiva, uma importante barreira morfológica entre as margens do Douro e o vale de Arouca.


Local: Arouca
Casinha à Porta

Casinha à Porta

RNAL Registo nº 49245/ALA Casinha à Porta era a casa dos caseiros da Quinta da Ribeira.Foi...
Mais informação
Casa Olival da Vinha

Casa Olival da Vinha

O Solar & Guesthouse - Olival da Vinha está localizado na vila de Castelo de Paiva e é um...
Mais informação
CASA DOS BIFES SILVA

CASA DOS BIFES SILVA

Alvarenga, para além de ser considerada pelos seus habitantes como «capital do mundo», é também...
Mais informação
Restaurante Típico Casa de S. Pedro

Restaurante Típico Casa de S. Pedro

Restaurante rústico localizado numa bonita quinta (Quinta de São Pedro), com uma ampla sala de...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação