Centro Interpretativo da História da Cidade de Lamego- PFigo

Lamego
Descrição
Trata-se do mais importante conjunto de vestígios arqueológicos até agora descoberto em Lamego, testemunhando a dinâmica de transformação urbana que ocorreu ao longo de mais de dois mil anos de história da cidade.

Os trabalhos arqueológicos realizados neste edifício, situado junto à Porta dos Figos, proporcionaram a descoberta e valorização de vestígios de várias épocas, dispostos em camadas sobrepostas, desde a mais recuada ocupação romana dos séculos I a V, passando pelo período suevo-visigodo (sécs. V-VII) em que cidade emergiu como sede episcopal, até à presença de um cemitério cristão dos séculos IX-XI e da própria muralha medieval da cidade, erguida a partir dos séculos XII-XIII.

No interior, o visitante dispõe de um percurso que permite a leitura das estruturas arqueológicas acompanhada da exibição de objetos encontrados no local, com destaque para um importante tesouro monetário romano, do séc. IV, assim como de peças de cerâmica, vidro e outros objetos do quotidiano de quem habitou aquele espaço ao longo do tempo.

A presença de um dos esqueletos associado às sepulturas conservadas no local é complementada com projeção holográfica em ecrã interativo que permite descobrir e explorar o cemitério e os dados bioantropológicos dos indivíduos aí sepultados. O visitante pode ainda assistir a uma videoprojeção sobre todo o processo de investigação arqueológica e a interpretação dos vestígios associados aos diferentes momentos da história da cidade.

Local: Lamego
Camping Lamego

Camping Lamego

O Camping Lamego disponibiliza acomodações num ambiente tranquilo, que os hóspedes poderão...
Mais informação
Casa do Castelo

Casa do Castelo

Especialidades: tapas e petiscos. Capacidade: 28 pax. Dias de encerramento: não tem.
Mais informação
Restaurante Churrasqueira Bastos

Restaurante Churrasqueira Bastos

Encerra aos sábados a partir das 15h Especialidades: - Bacalhau estalado; - Francesinha; -...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação