COMPLEXO MINEIRO DE REGOUFE (GEOSSÍTIO 22)

Arouca
Descrição
Desde o início do séc. XX que os «Manifestos de Minas» declararam numerosas áreas de interesse metalífero na região de Regoufe e a 9 de janeiro de 1915 é concedido o alvará de exploração para a designada «Mina de Regoufe» ou «Poça da Cadela» ao cidadão francês Gustave Thomas. O jazigo de W-Sn de Regoufe situa-se no bordo sudeste do plutónio granítico homónimo.

No ano de 1941, foi constituída a principal empresa de exploração de W-Sn em Regoufe, a Companhia Portuguesa de Minas, que funcionou essencialmente com capitais e administração britânicos. Ficou conhecida como a «Companhia Inglesa» e a ela se deve importantes melhoramentos na região, como a abertura de estrada a partir da Ponte de Telhe, a instalação de eletricidade e telefone nas minas. Contudo, os menores investimentos efetuados pela  «Companhia Inglesa» comparativamente à «Companhia Alemã» ficaram a dever-se ao facto de os ingleses explorarem o volfrâmio não por necessidade direta da matéria-prima mas para bloquearem o acesso dos alemães à mesma.

A mina da «Poça da Cadela» possui uma área de exploração de W-Sn de cerca de 57 hectares e integra tanto as instalações técnicas e administrativas, como as residências e diversas entradas de galerias. Foi a concessão mais rentável da área mineira de Regoufe, que se encontra «imortalizada» por múltiplas galerias e escombreiras espalhadas por toda esta região.

Este polo mineiro encontra-se bem demarcado espacialmente da aldeia agrícola tradicional homónima, da qual dista poucas centenas de metros. As ruínas monocromáticas de granito surpreendem pelo estado de abandono e destruição, conferindo a este local um estranho sossego, apenas entrecortado pelo vento e por um ou outro rebanho de cabras, que por vezes agitam as encostas e espantam o silêncio.



Local: Arouca
Cottage da Paradinha

Cottage da Paradinha

A Cottage da Paradinha está situada na Aldeia da Paradinha, uma das Aldeias de Portugal, na...
Mais informação
Hospedaria Silva

Hospedaria Silva

RNAL Registo nº 50619/AL Depois de um dia bem passado em Alvarenga, de se deliciar com a mais...
Mais informação
O MINEIRO

O MINEIRO

Depois de se percorrer a estrada que serpenteia pelo seio da montanha, surge a aldeia de...
Mais informação
Casa Sernada

Casa Sernada

Tem capacidade para 22 pessoas. As especialidades são, vitela assada no forno, rojões à Sernada,...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação