Edifício da Antiga Câmara

Vila Nova de Cerveira
Descrição
A Casa da Câmara, juntamente com o Pelourinho, constituía um dos principais símbolos de poder do concelho, instituído pela carta de foral de D. Dinis. Desta relação com o poder régio destaca-se a coroa real sobre a porta principal do edifício. A gestão da vida concelhia fez- se neste local até aos inícios do séc. XX, sendo que o edifício contíguo era a antiga cadeia. Vila Nova de Cerveira, durante a idade média possuía para além do Concelho em que tinha assento um grupo de homens bons eleitos para o efeito, um juiz a quem incumbia em nome do rei fazer o julgamento de todos os crimes aqui cometidos.

O Pelourinho é o símbolo deste poder administrativo e judicial. Era aqui que eram lidos os anúncios à população e onde eram lidas as sentenças dos crimes, e aplicadas algumas penas, como os acoites. Para a forca, localizada no exterior da vila eram levados os criminosos para a aplicação de penas capitais.

Todos os castelos eram construídos sobre o princípio que deveriam ser capazes de resistir a um cerco, o qual poderia demorar de umas semanas a vários meses. Daí que assegurar a existência de uma fonte de água potável e durável era essencial a qualquer castelo. No caso de Vila Nova de Cerveira optou-se pela construção de uma Cisterna, destinada a armazenar a água das chuvas. Atualmente encontra-se parcialmente entulhada, e já sem capacidade de armazenamento.

Local: Vila Nova de Cerveira
CH Design & Wine Hotel ****

CH Design & Wine Hotel ****

O Hotel CH Design & Wine apresenta-se como um hotel de vanguarda em relação ao design,...
Mais informação
Villa Abel

Villa Abel

RNAL Registo Nº 26719/AL
Mais informação
Abrigo das Andorinhas

Abrigo das Andorinhas

Cozinha Regional Especialidades Peixe: Bacalhau, Sável e Lampreia Carne: Pernil assado no...
Mais informação
Marinelo

Marinelo

Cozinha Regional Especialidades Peixe:Bacalhau à Casa Carne: Vitela no Forno Doces: Leite...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação