Escadaria Nª Senhora da Alegria

São João da Pesqueira
Descrição

A ermida de nossa Senhora d´Alegria, situada no monte sobranceiro da povoação de Riodades, é um lugar que as pessoas da terra chamam de monte da virgem. Este ponto da aldeia é um lugar verdadeiramente aprazível, que convidados a visitar, de onde se pode contemplar uma paisagem maravilhosa, dotado de um belo recinto protegido por gradeamento semi-circular, de ótimos acessos, inclusive, um monumental escadório com diversos patamares, em cada um dos quais figura uma imagem estampada em azulejo encostado na frontaria.

Conta ainda com 365 escadas em cantaria e em cada patamar estão colocados dois candeeiros, que oferecem ao lugar um realce noturno espetacular.
Esta majestosa obra, é um dos maiores escadórios de Portugal, orçada em dois milhões e trezentos mil escudos, foi inaugurada no ano de 1966, tendo como seu principal obreiro, o benemérito senhor Acácio da Luz Sobral, muito embora tivesse contado com o apoio incondicional de toda a povoação.

O Monumento encontra-se em espaço ao "ar livre" e pode ser visitado a qualquer hora do dia, não necessitando de marcação.


Local: São João da Pesqueira
Hospedaria Castelo

Hospedaria Castelo

Situada bem no centro da Vila Medieval de Penedono proporciona comodidade e conforto.Dispõe...
Mais informação
Restaurante O Sobreiro

Restaurante O Sobreiro

Tipo de Cozinha: RegionalEspecialidades: Cabrito assado, Bacalhau na telha, Javali, Vitela de...
Mais informação
Restaurante Mexicano

Restaurante Mexicano

Com pratos tradicionais e criativos, é um espaço acolhedor e de ambiente familiar....
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação