Festa de S. Sebastião - Vila Grande - Dornelas

Boticas
Descrição
Anualmente, repete-se no dia 20 de Janeiro a festa dedicada a S. Sebastião, Santo protector da fome, da peste e da guerra.
Diz-se, que esta festividade teve a sua origem aquando das invasões francesas (2ª, em 1808). As pessoas da aldeia, sabendo que as tropas por onde passavam tudo destruíam e saqueavam, pediram ao Santo protecção. Por sorte, nesse dia, caiu um grande nevão e as tropas viram-se obrigadas a mudar de direcção.
O povo da aldeia como forma de agradecimento, prometeu ao Santo realizar todos os anos uma festa em sua honra, o que tem acontecido até aos dias de hoje.
Todos os anos, a 20 de Janeiro, realiza-se uma refeição comunitária, de ritual pagão, associado à festa do padroeiro S. Sebastião em Vila Grande.
É uma festa única em todo o país, pelas suas curiosas características e de grande ruralidade. É organizada por cinco moradores (mordomos) e contando sempre com uma quantidade regular de comida: 150Kg de carne de porco, 60Kg de arroz e 60 arrobas de pão, que, depois de benzida, é colocada dentro de grandes cestos e tachos, e é levada à gigantesca mesa, coberta com toalhas de linho e medindo centenas de metros, que está disposta ao longo da rua principal da aldeia.
A festa de São Sebastião é também realizada em Alturas do Barroso, onde depois da missa e da procissão é servido feijoada, em Cerdedo.

Local: Boticas
Casa da Eira Longa

Casa da Eira Longa

A Casa da Eira Longa, situada na aldeia de Vilar, possui três quartos e duas suites e constitui...
Mais informação
Casa de Paula

Casa de Paula

Localizada em Virtêlo, uma pequena aldeia da freguesia de Cerdedo, esta casa de Turismo em...
Mais informação
Casa do Pedro

Casa do Pedro

O restaurante Casa Pedro está situado na aldeia típica barrosã de seu nome Vilarinho Seco. Para...
Mais informação
Restaurante Sol e Chuva

Restaurante Sol e Chuva

Localizado a 15 km da vila de Montalegre, o restaurante Sol e Chuva, possui umas magnificas...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação