Festa do Bom Jesus de Fão

Esposende
Descrição
Realiza-se em Abril

Na segunda-feira de pascoela o Bom Jesus de Fão, na margem esquerda do Cávado, é uma romaria com tradição ancestral. A devoção à Paixão de Cristo conheceu enormes desenvolvimentos após o Concilio de Trento, conhecendo-se na diocese de Braga inúmeras igrejas e templos dedicados ao Senhor do Bom Jesus. A devoção ao Senhor de Fão teve início no século XVIII, após a descoberta de uma imagem de Cristo crucificado, no século anterior, junto ao rio, à qual faltava um braço.

A tradição oral indica que, após este achado, uma mulher desta freguesia terá acendido o lume com lenha que entretanto tinha recolhido da praia e verificara que um dos paus não era devorado pelas chamas do fogo. Uma vez retirado do lume, verificou que este pau tinha a forma de um braço associando então este membro à imagem de Cristo entretanto encontrada. Alguns documentos indicam a existência de uma ermida neste preciso local no século XVII, no entanto a construção do templo actual teve lugar entre 1710 e 1724.

Implantado num espaçoso adro rodeado de um muro guarnecido por pilastras encimadas por 32 esferas graníticas, este templo enquadra-se numa ampla alameda composta ainda por um coreto, um cruzeiro e um fontanário. Com planta em forma de cruz latina, detém uma fachada principal composta por um pórtico Renascentista ao qual se sobrepõe um janelão em granito. A torre campanária adoçada à capela-mor por trás do templo, foi construída por volta de 1730. A Imagem do Bom Jesus – Senhor dos Passos – encontra-se no camarim da capela-mor, erguendo-se no transepto o altar do Senhor da Agonia – ou dos Aflitos – e de Nossa Senhora das Angústias.

A festa principal, organizada por uma comissão de festas totalmente independente do pároco de Fão.

Local: Esposende
Pousada da Juventude de Ofir

Pousada da Juventude de Ofir

Esta Pousada é ideal porque responde a todos os gostos. Gostes de praia ou campo, mar ou...
Mais informação
Parque de Campismo Fão

Parque de Campismo Fão

Com uma área de 19.000 m2, este parque de campismo que se localiza em Fão, a dois passos da praia
Mais informação
Restaurante Moinho de Vento

Restaurante Moinho de Vento

A costumada hospitalidade minhota aliada à gastronomia ímpar desta região certamente o farão...
Mais informação
Pastelaria Fãozense

Pastelaria Fãozense

Doçaria tradicional portuguesa
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação