Forte da Cidade

Vila Nova de Cerveira
Descrição

O Povoado Fortificado de Cossourado, localiza-se no limite entre os Concelhos de Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura, sendo partilhado pela Freguesia de Sapardos e pela União de Freguesias de Cossourado e Linhares.
Os trabalhos arqueológicos realizados entre 1997 até 2011, pelos arqueólogos Maria de Fátima Matos Silva e Carlos Alberto Machado Gouveia da Silva, revelaram tratar-se de um habitat da Idade do Ferro, um castro, que ocupa cerca de 10 hectares e que compreende uma vasta área habitacional, composta por diversas habitações circulares e alongadas, de dimensões bastante elevadas e incomuns para construções dessa época. O povoado é defendido por três perímetros de muralhas de grandes dimensões.
A fundamentar este novo processo de classificação está o valor histórico, arqueológico, científico e paisagístico, que testemunha o conhecimento do povoamento da Idade do Ferro do Alto Minho.

Local: Vila Nova de Cerveira
Casa do Pinheiro Manso

Casa do Pinheiro Manso

RNAL Nº 66223/ALLocal tranquilo, ideal para descansar.
Mais informação
Adega Regional O Barbaças

Adega Regional O Barbaças

Segunda a Domingo das 07:00 às 02:00. Encerra no Domingo após o almoço.Especialidades da casa:...
Mais informação
A Pombinha

A Pombinha

Situado nos arredores de Ponte de Lima, este restaurante tipicamente minhoto tem uma ampla sala...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação