Lagoa de D. João

Resende
Descrição
A Lagoa de D. João, localizada na Serra do Montemuro, possui valores de caráter cultural, agrícola e ambiental, destacada pela riqueza da sua biodiversidade.
Constitui-se desde tempos remotos como uma área privilegiada de aproveitamentos dos recursos naturais como a água, pasto e agricultura, proporcionado pela depressão e acumulação de águas na localização desta área, transformando-a na terra mais fértil de toda a Serra.

Local de histórias e memórias de tempos de terrenos comunitários de pasto e mato que foram muitas vezes alvo de rivalidades e disputas, das vigias (vários rebanho reunidos, constituídos num só e conduzido por um ou mais pastores), dos abrigos que protegiam os pastores da região e os vindos da serra da Estrela pelos caminhos da transumância.




Local: Resende
Quinta das Lamas e Salgueirinhos

Quinta das Lamas e Salgueirinhos

Paisagens deslumbrantes envolvem esta unidade localizada a 5 minutos a pé da Casa da Torre da...
Mais informação
Quinta do Ervedal

Quinta do Ervedal

Escondido numa colina do Douro, existe um lugar antigo que as gerações anteriores guardaram e...
Mais informação
Restaurante Casarão

Restaurante Casarão

O Casarão é um espaço vocacionado para a realização de grandes eventos, nomeadamente, festas e...
Mais informação
Restaurante Encosta do Moínho

Restaurante Encosta do Moínho

Situado a 1200m de altitude, na típica aldeia da Gralheira, em plena serra de Montemuro, o...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação