Largo da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos e Parque 25 Abril

Matosinhos
Descrição
O espaço é composto pelo adro da igreja do Senhor de Matosinhos, Parque 25 de Abril, cemitério, espaço de feira/estacionamento, Avenida D. Afonso Henriques e Praça Guilhermina Suggia, abrangendo a principal área de influência das festas do Senhor de Matosinhos. A igreja localiza-se numa elevação na margem esquerda do rio Leça, sobranceira ao porto de Leixões. 
A sudeste localiza-se a Câmara Municipal de Matosinhos que tem imediatamente adjacente o Jardim Basílio Teles. A nascente, localiza-se o Cemitério Municipal e o edifício sede da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia.
A poente da igreja localiza-se o adro arborizado onde se destaca a existência de um coreto, estátuas, grottos, seis capelas que representam alguns dos Passos da Paixão de Cristo, lago e repuxo e uma fonte de pedra A sudeste, localiza-se o Parque 25 de Abril, inserido num contexto habitacional e comercial. Faz parte dos espaços destinados à Festa do Senhor de Matosinhos. Espaço ajardinado de linhas modernas, o Parque 25 de Abril é constituído sobretudo por relva e arvoredo. Tem várias valências, como o parque infantil, muito procurado pelos residentes.

Fauna e Flora
No largo da Igreja do Bom Jesus estão presentes árvores de grande porte, nomeadamente, plátanos (Platanus orientalis var. acerifolia), que formam vários alinhamentos por todo o largo, e pontuações de outras espécies, como choupo-branco (Populus alba), tília (Tilia tomentosa), salgueiro-chorão (Salix babylonica), teixo (Taxus baccata), araucária (Araucaria heterophylla), castanheiro-da-índia (Aesculus hippocastanum), japoneira (Camellia japonica), oliveira (Olea europaea), palmeira-da-china (Trachycarpus fortunei), palmeira-das-canárias (Phoenix canariensis), carvalho (Quercus coccinea), robínia (Robinia pseudoacaia), padreiro (Acer pseudoplatanus), entre outras. Plantas arbustivas como azáleas e rododendros (Rhododendron sp.), azevinho (Ilex aquifolium), oleagno (Elaeagnus pungens), escova-degarrafas (Callistemon speciosus), pieris (Pieris japonica), evónimo (Euonymus japonica) e hortenses (Hydrangea macrophilla) formam canteiros rodeados por sebes talhadas de buxo (Buxus sempervirens).

Pontos de Interesse
Largo da Igreja:
Coreto, Estátuas, Grottos, Capelas, Lago e repuxo, Fonte de pedra

Parque 25 de Abril:
Parque infantil, anfiteatro ao ar livre, zonas de descanso, painéis de azulejos representativos do património e das lendas e tradições de Matosinhos
Estacionamento gratuito no local

Metro do Porto: Linha A (Azul).
Autocarros STCP - 500; 505; 507/ RESENDE - 105 

Av. D. Afonso Henriques
4454-510 Matosinhos
Tel. 229390900 (Câmara Municipal de Matosinhos)
229 380 586 (Junta dee Freguesia de Matosinhos)


Local: Matosinhos
Sea Porto Hotel

Sea Porto Hotel

O Sea Porto Hotel dispõe de 57 quartos, dos quais 5 Premium, 1 Suite Executiva e 1 Suite...
Mais informação
Hotel Quasar **

Hotel Quasar **

Com uma localização privilegiada na cidade do Porto, o Hotel Quasar possui 21 quartos e foi...
Mais informação
O Valentim

O Valentim

Situado em Matosinhos, local privilegiado para os sabores do mar pela grande tradição piscatória...
Mais informação
Fuzelhas Bar - Restaurante

Fuzelhas Bar - Restaurante

Situado num local privilegiado em Leça da Palmeira, eleito pela natureza e pelo Homem, o...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação