Marmoiral de Sobrado

Castelo de Paiva
Descrição

O Marmoiral de Sobrado, habitualmente designado de Marmorial da Boavista, apresenta uma tipologia diferente dos outros monumentos funerários, uma vez que não apresenta qualquer arco.
É formado por duas cabeceiras verticais com cruzes gravadas, onde se apoiam duas lajes horizontais, correspondendo a inferior a uma tampa sepulcral.
Na laje inferior foram gravadas uma longa espada e uma cruz grega inscrita num círculo. Nas faces de ambas as lajes foram também gravadas espadas.
Embora não seja fácil a datação deste monumento, o Marmoiral de Sobrado tem sido datado de meados do século XIII.
Os Memoriais de Sobrado [Castelo de Paiva], Ermida [Penafiel], Santo António [Arouca], Alpendorada [Marco de Canaveses] e Lordelo [já desaparecido, em Baião] estão, segundo a lenda, relacionados com o cortejo fúnebre de D. Mafalda para o Mosteiro de Arouca, ou com o perpetuar da sua memória.

Local: Castelo de Paiva
Quinta de Mosteirô

Quinta de Mosteirô

 A Quinta do Mosteirô é um recanto de excepcional beleza, localizada na margem direita do Rio...
Mais informação
Casa da Árvore

Casa da Árvore

RNAL Reg. Nº 47622/ALA "Casa da Árvore - Paradinha" situa-se na aldeia da Paradinha,...
Mais informação
Restaurante O Geraldo

Restaurante O Geraldo

Espaço de ambiente informal e familiar, sala decorada com azulejos e exposição de garrafeira....
Mais informação
Restaurante Casa do Zé

Restaurante Casa do Zé

Espaço com sala ampla e aberta para a rua, com vidraça que fornece bastante luz natural,...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação