Moinhos de Água

Oliveira de Azeméis
Descrição

Muito ligada à sua realidade hidrográfica, dir-se-ia que a abundante água dos rios esteve omnipresente na vida económica de Oliveira de Azeméis, pois com ela se regaram os campos e, tão importante como isso, graças à força das águas, inúmeros moinhos em ambas as margens moeram farinha que, por sua vez, deu «alimento» a outra actividade complementar – a do fabrico do famoso pão de Ul. 

Mais tarde, outra actividade que se iniciou também com o aproveitamento dos moinhos de água foi a do descasque do arroz, que progressivamente, se foi modernizando, ganhando importância e primazia até aos dias actuais, traduzindo uma nova geração de actividade económica que tem animado Ul e as freguesias circunvizinhas. 

Actualmente, o sector de moagem, embora ultrapassado na predominância que outrora gozou, continua a manter aqui grande vitalidade. Também o pão de Ul continua a encher a boca de bom sabor. 

No descasque e embalagem de arroz, estão aqui implantadas as maiores indústrias nacionais do género. 


Este território, após mais de um século de exploração, tornou-se uma zona degradada, sobretudo dos pontos de vista ambiental e paisagístico, marcada por casas abandonadas, caminhos impraticáveis e em que são visíveis os estigmas que sempre são inevitáveis com o abandono de projectos que sustentaram durante muito tempo e em exclusivo o desenvolvimento local. 

Felizmente que, no caso em apreço, os antigos proprietários dos moinhos e o Município local uniram esforços para promover nas freguesias de Ul e Travanca uma iniciativa de desenvolvimento integrado, capaz de reabilitar economicamente e socialmente a região e com uma componente cultural, ambiental e turística. 

Desenvolveram-se acções de limpeza de vegetação permitindo repor uma qualidade ambiental para fruição dos caminhos e trilhos pedestres presentes no parque. 

Estes espaços constituem, simultaneamente, locais de passeio e de acesso aos vários núcleos de moinhos dispersos na área do parque, sendo estes denominados pela sua localização: Ponte da Igreja, Adães/Azevilheira, Crasto/Dois Rios.

Local: Oliveira de Azeméis
MOINHO GARCIA

MOINHO GARCIA

Moinho restaurado com 1 quarto com 4 camas,1 quarto com 6 camas,1 quarto de casal, cozinha...
Mais informação
CASA DE MADEIRA

CASA DE MADEIRA

Nº quartos: 3Nº camas: 5CozinhaJardimWC
Mais informação
Restaurante Rei Dom Pipas

Restaurante Rei Dom Pipas

Especialidades: Bacalhau á lagareiro, bacalhau á D. Pipas, Bife de sua majestade,...
Mais informação
Restaurante Colher de Pau

Restaurante Colher de Pau

Há já alguns anos que esta casa confeciona com arte e engenho pratos que fazem crescer água na...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação