Monumentos - Monumento ao Triunfo das Gentes da Maia

Maia
Descrição
Sobre o Monumento
Baseando-se no conceito clássico de Arco de Triunfo em três volumes, espelha no entanto a simplicidade e a rectidão das gentes da Maia quando utiliza planos lisos e formas rectilíneas.

Os volumes laterais, ao contrário do que é normal, apresentam aberturas no sentido distinto do volume central, o que evoca um pluralismo de visões e perspectivas que sempre foi apanágio dos Maiatos, assim como uma visão una de desenvolvimento, seja qual for o ponto cardial do território da Maia. As matérias primas evocam do mesmo modo duas das suas características básicas: o bronze, lembra a religiosidade, mas também a força, a pertinácia e a resistência, cujo paradigma é o dos sinos das igrejas; o ouro lembra a nobreza dos maiatos, mas também a cor dominante das espigas, fonte de alimento e da riqueza desta fértil terra.

Os três volumes correspondem a três pilares fundamentais da idiossincrasia Maiata: a religiosidade, o trabalhoe a cultura popular rural.

A inserção dos volumes com formas rectilíneas num espaço circular como é o da rotunda, evoca a ruptura, prevista e planeada, que a Maia conhece a partir dos anos 70, que levou a que o concelho, de um modestíssimo plano, se alcandorasse ao grupo dos cinco mais importantes municípios do país, deixando de ser um concelho rural para ser verdadeiramente urbano, sem que no entanto os aspectos positivos da ruralidade se perdessem: trabalho, honestidade, espírito de sacrifício, voluntarismo, amor à terra. Estas características foram a razão de ser do triunfo das gentes da Maia. Triunfo que se plasma e corporiza em alguns vencedores imorredoiros, como o Lidador, o Visconde Barreiros e o Doutor José Vieira de Carvalho, como serão no futuro todos aqueles que sejam capazes, hoje, de aprender com estes exemplos e de construir o porvir fundado nos alicerces do trabalho e do exemplo destes construtores da Maia.

Celebra o abnegado esforço das nossas Gentes na construção da nossa Terra, e expressa o triunfo do seu trabalho que está bem evidenciado no desenvolvimento que o município patenteia.

Inaugurado a 17 de Maio de 2003.

Autor
Arquitecto Pais de Figueiredo

Como Chegar :
Metro do Porto - Paragem Fórum Maia
Maia Transportes - 11
STCP Transportes - 603/604

Local: Maia
Hotel Pedras Rubras ***

Hotel Pedras Rubras ***

A localização única e estratégica do Hotel Pedras Rubras, situado em frente ao Aeroporto...
Mais informação
Residencial Dona Teresa

Residencial Dona Teresa

Inaugurada em agosto de 1992, a Residencial Dona Teresa apresenta uma ótima relação...
Mais informação
Miraparque

Miraparque

O Miraparque é um espaço arranjado, que conjuga uma confeitaria e um restaurante, com ementa...
Mais informação
Restaurante São Romão

Restaurante São Romão

 Encerra à quarta-feira.Especialidade: Bacalhau, arroz de marisco e arroz de sarrabulho.
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação