Museu da Quinta de Santiago

Matosinhos
Descrição

Inaugurado em 1996, o Museu da Quinta de Santiago encontra-se instalado num edifício histórico, de finais do século XIX, mandado construir por João Santiago de Carvalho para sua residência. Adquirido pela Câmara de Matosinhos em 1968 e, posteriormente, restaurado sob a direção do arquiteto Fernando Távora, o imóvel é testemunha privilegiada das profundas transformações urbanísticas e sociais que a cidade conheceu nos últimos cem anos. O Museu alberga três tipos de coleções: mobiliário, concordante com a época da sua construção, pintura e escultura.
A coleção de pintura tem por base três artistas relacionados de modo estreito com Matosinhos: António Carneiro (1872-1930), notável retratista e autor de dezenas de marinhas de Leça, de feição simbolista; Agostinho Salgado (1905-1967), natural de Leça, produziu inúmeras paisagens leceiras,de cariz naturalista; Augusto Gomes (1910-1976), pintor ligado ao neorrealismo, enalteceu os usos e costumes dos pescadores de Matosinhos nas suas telas.
As esculturas, expostas no interior da casa, nos jardins e em reservas visitáveis, são da autoria dos mestres Barata Feyo (1902-1990), Álvaro Siza, Gustavo Bastos, Ruy Anahory, Lagoa Henriques e Irene Vilar.

Local: Matosinhos
Holiday Inn Express Porto Exponor

Holiday Inn Express Porto Exponor

Situado a 100 metros da Exponor (Feira Internacional do Porto) e a poucos minutos do Aeroporto...
Mais informação
Meet Porto Apartment

Meet Porto Apartment

Apartamento junto ao Norteshopping (Matosinhos) e estação de metro "Estádio do Mar", com 125 m2,...
Mais informação
Marujo

Marujo

O Marujo, é um Restaurante e Marisqueira em Matosinhos, inaugurado em 1978. Tem desde o início...
Mais informação
Medit

Medit

Na Zona do Foco, num espaço que durante duas décadas foi o Degrau Chá, encontramos agora o...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação