Museu do Côa

Vila Nova de Foz Côa
Descrição

O Museu do Côa é uma estrutura gerida pela Fundação COA PARQUE. Foi inaugurado em 30 de Julho de 2010 e recebeu já, desde a abertura, mais de 100.000 visitantes. Implanta-se sobranceiro à junção do Côa com o Douro, perfeitamente integrado numa paisagem de grande beleza natural. O edifício foi concebido por Camilo Rebelo e Tiago Pimentel, uma dupla de arquitectos do Porto.
Mais do que um museu de arqueologia, o Museu do Côa é, em primeiro lugar, um museu de arte. Que trata fundamentalmente da nossa arte das origens e da sua importância no ordenamento dos espaços vivenciais das sociedades pré e proto-históricas, mas procurando vincar a sua ligação à nossa contemporaneidade.
A museografia foi concebida, dentro de todo o rigor científico, como uma mostra explicativa dos ciclos de arte rupestre do Baixo Côa e Douro superior. Que se iniciam no Paleolítico superior, há mais de 25.000 anos, e chegam até aos nossos dias. Com obras quer dos caçadores-artistas do Gravettense, quer dos últimos moleiros rupestres da Canada do Inferno, o Museu do Côa explana todo um catálogo de sensibilidades que se contêm na rudeza dos painéis de xisto que há milhões de anos moldam a geomorfologia regional.
Claro que o verdadeiro museu será o vale onde se contêm mais de 1.000 rochas decoradas. Cuja síntese paradigmática se apresenta no MUSEU DO CÔA.


Local: Vila Nova de Foz Côa
LAGARES, DOURO VILAS

LAGARES, DOURO VILAS

RNET Registo nº 5321 - Lagares Douro VillasLocalizado na Quinta Vale de Carvalho, a 20 km de...
Mais informação
Parque de autocaravanas

Parque de autocaravanas

A área de serviço e de pernoita para autocaravanas é uma infraestrutura básica de apoio ao...
Mais informação
Restaurante Romanzeira - Açoreira

Restaurante Romanzeira - Açoreira

Especialidades:Javali, coelho bravo, arroz de cabidela, posta à casa e leitão.Sempre aberto das...
Mais informação
Restaurante “ O Lagar”

Restaurante “ O Lagar”

Especialidades:Ensopado de javali; Favas guisadas com entrecosto; Bacalhau à Lagar; Migas de...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação