Núcleo Museológico Panificação, Casa Portagem-Ponte Ferreira

Valongo
Descrição
À ponte integrante da antiga via Porto-Amarante atribui-se uma cronologia medieval. Possui tabuleiro plano, assentando sobre três arcos separados por dois talha-mares. Na extremidade esquerda, e no local onde já existiu um terceiro talha-mar, encontra-se a Casa da Portagem de 1796. Na outra extremidade, encontram-se as alminhas de invocação da N.ª Sr.ª do Carmo. A importância da ponte deve-se ao facto de haver uma memória coletiva local associada a um relevante evento, a Batalha de Ponte Ferreira.
Da envolvente faz parte, desde 15 de julho de 2000, o Parque Municipal enquanto espaço de lazer e de enquadramento paisagístico ao património existente.
Neste local encontra-se ainda o Núcleo Museológico da Panificação, dedicado a uma identitária atividade do concelho de Valongo. Está instalado, desde 2005, num antigo moinho, o qual, em tempos, possuiu acoplada uma antiga serração hidráulica. Junto existe um açude, que o alimentava, assim como ao regadio de Ponte Ferreira já existente em 1631. O Núcleo alberga um conjunto de instrumentos descritivos do ciclo da panificação, desde o amanho da terra até ao fabrico do pão e dos biscoitos. Dispõe de serviços educativos, visitas guiadas e oficinas, sob marcação prévia. Abre sob solicitação.




Local: Valongo
PARQUE DE AUTOCARAVANAS

PARQUE DE AUTOCARAVANAS

Esta área de serviço proporciona a todos os caravanistas (nacionais e internacionais) um espaço...
Mais informação
Meu Hotel Porto Gandra

Meu Hotel Porto Gandra

O design de interiores do MEU HOTEL Porto Gandra foi pensado para proporcionar o máximo conforto...
Mais informação
Restaurante Casa Pichel

Restaurante Casa Pichel

Casa Típica com ambiente familiar e cozinha tradicional Portuguesa, em que as especialidades...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação