Paço do Outeiral

Vila Nova de Cerveira
Descrição

No lugar do Couto, sítio onde se encontra o Paço do Outeiral, posteriormente designado por “Quinta dos Almeida braga”, antes de ser transformado no Boega Hotel Cerveira****. Todo o cenário que se desenvolve em torno desta antiga propriedade agrícola reflete a importância que durante séculos a agricultura teve nesta terra. Os campos distribuem-se em socalcos, adaptados às curvas do terreno, com bordaduras de vinha a matizar uma topografia que por vezes se mostra bastante agreste.
Das três entradas possíveis para a quinta, duas são antigas, tanto quanto à própria casa que, a ajuizar pela data que se conserva no lintel da porta de serviço que dava para o antigo Caminho de Santiago, datará de 1666. Qualquer uma destas portas está coroada de merlões, mas é, transposta a entrada principal, que temos acesso direto à parte mais antiga da casa. Esta é uma típica construção que se distribui em U, com o pátio central a funcionar à boa maneira dos impluvia romanos, que fecha a norte com um alto muro decorado com uma série de merlões. O edifício, que mostra ter uma boa qualidade estética, apresenta-se em dois andares, com uma ampla varanda a marcar o ritmo do 1º andar e que é sustentada por uma colunata que faz lembrar a velha ordem dórica/toscana. Todo este conjunto, cum uma linha de cércea bastante uniforme, é marcado por uma torre que se destaca num dos topos do pátio. Se dúvidas houvesse quanto à sua cronologia, bastaria atentar nas janelas de canto do andar superior para se avaliar da sua cronologia: século XVII.
O Paço do Outeiral é um velho solar cuja parte original se conserva, mas que não escapou a intromissões a sucessivos restauros e a acrescentos que o transformaram numa miscelânea arquitetónica que, apesar de tudo, mostra um certo equilíbrio e originalidade. A mais recente transformação data do século passado quando lhe foi acrescentado todo um novo corpo voltado a poente juntamente com a capela que é dedicada a Santa Ana.
Neste Paço não podemos, também, deixar de admirar o magnifico jardim que se estende na frente da casa e nas construções auxiliares de uma antiga e poderosa casa de lavoura. Entram neste rol, as instalações que faceiam o velho Caminho de Santiago, hoje adaptadas a funções de Hotel mas que em tempos ainda recentes, foram lojas, arrecadações, adega e mesmo um moinho de rodízio.

Local: Vila Nova de Cerveira
Boega Hotel

Boega Hotel

Entrar no Boega Hotel, em Vila Nova de Cerveira, é entrar num mundo diferente onde a...
Mais informação
Quinta da Devesa

Quinta da Devesa

RNET Registo Nº 5040A Quinta da Devesa foi totalmente reconstruída em 2005, com o objectivo de...
Mais informação
Boega - O Peregrino

Boega - O Peregrino

O Restaurante "O Peregrino" é reconhecido pela sua qualidade em pratos e sobremesas típicos...
Mais informação
Casa do Lau

Casa do Lau

Cozinha Tradicional Especialidades Peixe: Bacalhau, Lampreia e Sável Carne: Posta à moda da...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação