Paisagem Protegida do Corno de Bico

Paredes de Coura
Descrição
A Paisagem Protegida do Corno de Bico, com a sua gestão confiada ao Município de Paredes de Coura, constitui um pequeno santuário natural constituído por paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, cujas caraterísticas e valores naturais ou culturais lhe conferem um especial interesse a nível da região e do país.
A região é essencialmente montanhosa, com contornos arredondados, sendo Corno de Bico, com 883 metros de altura, a elevação de maior altitude da região setentrional. No topo destas encostas, é possível ver ''caos de blocos'', que são aglomerados de blocos de granito, a rocha dominante da região, conferindo um aspeto caótico à paisagem.
O clima é temperado, marcadamente atlântico, com elevada precipitação nos meses de inverno e temperaturas amenas nos meses mais quentes de verão, sendo raros os períodos de neve.
O carvalhal é a formação dominante, constituindo cerca de 25% da paisagem. Esta importante mancha de carvalhos é relativamente jovem e mantém-se muito bem conservada. No total, existem 439 espécies de flora no Corno de Bico, sendo que várias são especialmente relevantes por possuírem variados graus de endemismo. 
A fauna da região é igualmente rica em variedade de espécies: foram registadas 188 espécies de vertebrados. A diversidade de habitats, a interação entre eles e as condições climáticas da região permitem que esta zona forneça excelentes recursos de alimentação, reprodução e abrigo a vários animais. Podem aqui encontrar-se espécies como o lobo-ibérico, a salamandra-lusitânica, a víbora, a toupeira-de-água e o tartaranhão-caçador, entre muitas outras. Várias destas espécies são endémicas ou estão sob diferentes graus de ameaça, o que contribui para aumentar o valor faunístico da Paisagem Protegida do Corno de Bico.
Dada a elevada importância para a conservação de uma variedade de habitats e espécies ameaçados a nível europeu, Corno de Bico é Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 – PTCON0040.

Local: Paredes de Coura
Paço de Calheiros

Paço de Calheiros

Considerada como uma das mais representativas casas nobres do Minho e um dos mais importantes...
Mais informação
Casa do Ramiscal

Casa do Ramiscal

Casa do Ramiscal ? Localizada na aldeia de Lordelo, em pleno Parque Nacional Peneda Gerês, ideal...
Mais informação
Restaurante Cantinho da Gina

Restaurante Cantinho da Gina

Segunda a Domingo das 09:00 às 20:00.Especialidades da casa: Xanfana e Arroz de pato.
Mais informação
Casa das Cheias

Casa das Cheias

Restaurante típico, situado em frente ao rio Lima. Local familiar que conserva ainda a marca das...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação