Parque Temático Molinológico (PTM)

Oliveira de Azeméis
Descrição

O Parque Temático Molinológico de Oliveira de Azeméis, inaugurado em Março de 2009, concentra-se numa área de 29 hectares das freguesias de Ul e Travanca, aquelas que reúnem o maior número de moinhos, 60 de um total de 300 inventariados no concelho. O parque, constituído por 11 moinhos remodelados e dividido em três núcleos espalhados ao longo dos rios Ul e Antuã, recupera a actividade da moagem de cereais como o milho, trigo e centeio e homenageia o pão de Ul, ao mesmo tempo que nos transporta aos primórdios da fase pré-industrial do descasque de arroz, dentro de edifícios com mais de 200 anos de existência.
A visita começa junto ao Largo do Souto, em Ul. Aqui, o cheiro de pão quente cozido no forno a lenha abre logo o apetite para uma viagem pela história das gentes desta localidade. Na padaria, são os movimentos frenéticos de preparação da massa que denunciam o empenho das padeiras no fabrico das afamadas padas de Ul, freguesia também conhecida pelo pão estaladiço ou pela regueifa doce com travo a canela.
O primeiro núcleo é o da Ponte da Igreja, que pode ser acedido de carro para quem não quiser percorrer os quatro quilómetros do percurso pedestre por caminhos que acompanham as margens dos rios.
Aí, no Núcleo Museológico do Moinho e do Pão, constituído por seis edifícios completamente recuperados, rebocados a branco, e que incluem bar de apoio, instalações sanitárias e auditório, destaque para o espaço que demonstra o processo de moagem tradicional, o forno em funcionamento em especial aos fins-de-semana numa pequena cozinha junto à recepção e a zona de exposição de alfaias, utensílios e imagens que retratam a história local.
No auditório deste núcleo, tempo ainda para visualizar pequenos documentários de cariz antropológico que registam os rostos e histórias de pessoas que cresceram à volta dos moinhos.
Mas para quem quiser conhecer os restantes espaços sugere-se um passeio por todo o parque com passagem pelo núcleo de Adães, o qual contempla um moinho que no século XX ainda se dedicou ao descasque de arroz e ainda pelo Núcleo do Crasto/Dois Rios, já na freguesia de Travanca, na margem esquerda do rio Antuã, onde os moinhos são em pedra, e nos arranjos exteriores encontram-se pedaços de mós usadas, fazendo as delícias sobretudo dos mais novos.

Marcação prévia para grupos.
Entrada livre

Horário de Funcionamento:
Todos os dias das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Local: Oliveira de Azeméis
Inatel Santa Maria da Feira

Inatel Santa Maria da Feira

A meio caminho entre Porto e Aveiro, Santa Maria da Feira deve a sua designação a uma antiga...
Mais informação
Casa Avó Quitas

Casa Avó Quitas

Casa restaurada na aldeia de Trebilhadouro, aldeia classificada com a marca Aldeias de Portugal.
Mais informação
Pouso Alto

Pouso Alto

Restaurante Brasileiro situado na cidade de Oliveíra de Azeméis, em Funcionamento desde...
Mais informação
Restaurante Pinheiro

Restaurante Pinheiro

Restaurante tipo tradicional, ideal para grupos.Lotação: 120 pessoasEncerra á segunda-feira ao...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação