Penedo de S. João

Resende
Descrição
O Penedo de S. João é um local particular e único no território, o enorme bloco granítico equilibrado no alto da elevação monopoliza a atenção. Localizado na freguesia de Freigil, o horizonte é quase o limite, sendo possível desfrutar de belas e extensas paisagens, como a linha do rio Douro e Aregos.

Trata-se não só de um miradouro panorâmico, mas também local de antiga presença humana. O conjunto de vestígios arqueológicos (muros e fragmentos cerâmicos) evidenciam a existência de um castelo medieval.

Vales lindíssimos, ar puro e paisagens inesquecíveis convidam a momentos de descontração no parque de merendas existente no local.

Encontra-se associada a este penedo a lenda da “moira” encantada que vive no Penedo de S. João desde há muitos anos e que conta o seguinte: Vivia nestes lados uma trigueirinha “moira” que todos os dias sonhava com a chegada de um “príncipe”. Certo dia o amor aconteceu e a moira apaixonou-se perdidamente por um caçador, partindo com ele para outras paragens. O caçador que de “príncipe virou sapo” abandonou a menina desamparada, que de vergonha regressa ao penedo, sem denunciar a sua desgraça. Para a família mandava notícias da sua falsa felicidade com o caçador, quando na verdade, transformada em moura encantada, todos os dias aparecia para chorar a sua desdita junto ao penedo.




Local: Resende
CASA DO MOLEIRO

CASA DO MOLEIRO

A Casa do Moleiro é uma unidade de Turismo em Espaço Rural com duas Casas de Campo: uma com...
Mais informação
Quinta da Casa Grande Pinheiro

Quinta da Casa Grande Pinheiro

A Casa Grande Pinheiro é um espaço centenário, repleto de história e fiel à sua arquitectura do...
Mais informação
Restaurante Bengalas

Restaurante Bengalas

Restaurante simples e familiar onde se destaca a gastronomia tradicional portuguesa com pratos...
Mais informação
Restaurante das Caldas

Restaurante das Caldas

Situado junto às Termas de Caldas de Aregos este restaurante com capacidade para 70 pessoas...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação