Pensão Zé da Menina

Fafe
Descrição

A vitela assada projetou a gastronomia fafense por todo este país, desde pelo menos o século XIX. É a coroa de glória dos comeres locais. Há outros pratos, naturalmente, mas o mais típico e apreciado é, sem dúvida, a “Vitela Assada à Moda de Fafe”, em defesa e promoção da qual foi criada uma confraria gastronómica em 2013.
Na verdade, o concelho de Fafe, além das afamadas bandas de música, da Senhora de Antime e da polémica “justiça”, é conhecido a nível nacional pela saborosa vitela.
No último quartel do século XIX, escrevia José Augusto Vieira que é “afamada a vitella de Fafe”, notando-se que neste local “é grande relativamente aos outros concelhos, a matança de vitellas, e que até se exportam, pela fama que teem, por outras localidades”. O autor de “O Minho Pitoresco” enaltece, por mais do que uma vez, a “deliciosa vitella, que torna Fafe uma celebridade entre os amadores da carne tenra e branca”.
Os melhores restaurantes da cidade servem o apetitoso manjar, assado em forno a lenha e servido em nacos, acompanhado de batata e regado com o famoso vinho verde da região. É o prato típico das Feiras Francas de Maio e das Quartas-feiras, enquanto o anho assado é o das Festas do Concelho. Neste contexto, sobressaía, no século passado, a “Pensão Zé da Menina”, na Avenida 5 de Outubro, “rainha da vitela assada à moda de Fafe” e autêntica lenda viva na história da gastronomia fafense, tendo recebido vários prémios nacionais e internacionais.
Pela “catedral da gastronomia fafense” passaram, provando a melhor vitela de Fafe, individualidades ilustres do mundo do espetáculo, da cultura e da política, como as cantoras Tonicha, Hermínia Silva e Simone de Oliveira, o professor Freitas do Amaral, o general Soares Carneiro, a ministra Elisa Ferreira, entre muitas outras pessoas, sobretudo numa altura em que o comboio parava mesmo ao lado do restaurante.
A designação oficial da casa foi, durante toda a vida, “Pensão Vista Alegre” e se deve ao facto de o primeiros proprietários venderem louça daquela marca.

Local: Fafe
Casa Rosa Sousa - Alojamento Local

Casa Rosa Sousa - Alojamento Local

RNAL Registo nº 54418/ALA Casa Rosa Sousa disponibiliza alojamento premium no coração da...
Mais informação
Casa de Sezim - Turismo de Habitação

Casa de Sezim - Turismo de Habitação

A Casa de Sezim entrou para a família dos actuais proprietários em 1376, por doação que,...
Mais informação
Central

Central

O Restaurante Central, conhecido por muitos por Matazana, abriu as suas portas à 25 anos. É um...
Mais informação
Taberna do Sushi

Taberna do Sushi

Na Taberna do Sushi poderá deliciar-se com Sushi, Yakitori, Yakisoba e especialidades...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação