Ponte de Vilela

Lousada
Descrição

Em cantaria granítica, a Ponte de Vilela é composta por quatro arcos de volta perfeita. Os arcos apoiam-se em três pegões, reforçados com talha-mares triangulares e talhantes quadrangulares.

Os vãos [aberturas] dos dois arcos laterais estão atualmente tapados. O tabuleiro, de pavimento granítico, apresenta forma horizontal sobre os arcos centrais e forma de rampa nas extremidades.

De difícil datação, esta Ponte, de características técnicas e construtivas da Época Medieval, poderá corresponder à necessidade de renovar a rede viária herdada do período Romano.

Esta necessidade deverá ter estado associada ao crescimento da circulação viária neste território, permitindo a travessia do rio Sousa.

A Ponte de Vilela demarca um importante local de passagem, que, segundo as “Memórias Paroquiais” de 1758, era utilizado, por exemplo, pelos viajantes oriundos do litoral que se deslocavam para Amarante e Vila Real.

Local: Lousada
QUINTA DO LOBO BRANCO

QUINTA DO LOBO BRANCO

RNET Nº 5069A Quinta ocupa uma área verde de 20.000 m2 e é composta pela Casa da Eira, Casa Mãe,...
Mais informação
MORADIA QUINTA DAS ESMOUNTADAS

MORADIA QUINTA DAS ESMOUNTADAS

Registo Nº 93330/ALBela casa rural em área verde com três quartos, sala, duas casas de banho,...
Mais informação
Tapas & Wine Bar

Tapas & Wine Bar

Bar e restaurante de tapas, aberto todos os dias das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00.
Mais informação
Restaurante Bolinhos de Amor

Restaurante Bolinhos de Amor

O restaurante Bolinhos de Amor dispoe de duas salas climatizadas, uma com capacidade para +/- 60...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação