Portal do Inferno e Garra (Geossítio 23)

Arouca
Descrição
A sudeste da área do Arouca Geopark situa-se o Portal do Inferno, em pleno coração do Maciço da Gralheira, a cerca de 900 metros de altitude, sobre rochas metamórficas anteriores ao Período Ordovícico, moldadas pelos agentes de geodinâmica externa, que incutem à paisagem um aspeto escarpado.
Soerguendo-se entre dois pequenos riachos, um afluente da ribeira de Covas do Monte, a Este, e outro afluente da ribeira de Palhais, a Oeste, esta «portela» foi, desde sempre, referenciada como local de passagem íngreme que amedrontava todos quantos por ali passavam. Durante os meses pluviosos de inverno a ribeira de Palhais exibe uma cascata sazonal de elevada beleza cénica.
O Portal do Inferno faz a divisão administrativa entre o concelho de Arouca e o de S. Pedro do Sul observando-se, inclusivamente, parte da aldeia de Covas do Monte pertencente ao último concelho referido.
Este geossítio é um local com elevado interesse panorâmico, especialmente para a «garra», que não é mais do que uma forma de relevo entrecortada por diversas linhas de água, mais ou menos profundas, que faz lembrar a garra de uma ave de rapina. A primavera é a estação do ano de eleição para observação da «garra», pois esta fica pintada de amarelo e lilás pelas flores da carqueja e do tojo e da urze, respetivamente.


Local: Arouca
Casa da Sousa

Casa da Sousa

A Casa da Sousa é uma unidade de alojamento local que se situa na localidade do Burgo, a cerca...
Mais informação
Quinta de Alvarenga

Quinta de Alvarenga

RNAL Reg. Nº 31019/ALA Quinta de Alvarenga era, primeiramente, o refúgio de uma família do...
Mais informação
Restaurante Nino da Freita

Restaurante Nino da Freita

Do ar puro que nos faz chegar o leve aroma da natureza, numa paisagem única e deslumbrante nasce...
Mais informação
Refúgio da Freita

Refúgio da Freita

Tem capacidades para 50 pessoas e o preço médio é de 10?. As especialidades são, massinha de...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação